Vacinação | COVID-19

Dias, horários e locais de vacinação

Confira os locais de vacinação mais próximos de você e acompanhe a divulgação das datas e horários:

Compartilhe com amigos e familiares

Como se vacinar

A Secretaria de Saúde de Teresópolis iniciou na terça-feira (10/01), a aplicação das doses da 1ª fase da vacinação contra a COVID-19 no município, imunizando quatro profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no enfrentamento à COVID-19 no município. Desde fevereiro, todos estes profissionais de saúde já receberam as duas doses do imunizante. O mesmo acontece com idosos que se vacinaram antes do dia 12 de fevereiro. Idosos acamados acima de 85 anos que se cadastraram previamente em formulário disponibilizado no site da Prefeitura de Teresópolis, seguem recebendo atendimento domiciliar através de equipes volantes da Secretaria de Saúde. A população deve ficar atenta aos informes oficiais sobre novas etapas da vacinação. As imunizações dependem de recebimento de mais doses enviadas pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro.

A previsão é de que a segunda dose seguirá com a imunização dos idosos a partir de 75 anos. Já a terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). Por último, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Em Teresópolis, essas quatro fases juntas contabilizam cerca de 85.200 habitantes.

Plano de Vacinação

O Plano Municipal de Contingência para a Vacinação Contra a COVID-19 de Teresópolis segue as diretrizes dos planos Estadual e Federal. Será dividido em três fases (Fase Pré-Campanha, Fase de Campanha e Fase Pós-Campanha) e nas áreas iniciais: Vigilância/Imunização, Assistência/Atenção Primária à Saúde, Gestão e Informação em Saúde/Comunicação).

A princípio, a vacinação contra a Covid-19 acontecerá em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses. A primeira fase já foi definida e prioriza os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia e a população idosa que vive em instituições de longa permanência.

Objetivos e Estratégias do Plano de Vacinação

- Organizar as ações e estratégias no nível local para a vacinação contra Covid-19, com foco nos grupos prioritários.

- Reorganizar a Rede de Frio local, programando aquisição de insumos. Atualmente, a Secretaria M. de Saúde tem em estoque 150 mil agulhas e seringas, sendo 56.900 vindas do governo do estado.

- Levantamento das Redes de Frio das Unidades de Saúde, visando identificar a necessidade de adequações da infraestrutura para recebimento da vacina e realização da campanha.

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS SARS-COV-2 COVID-19