Você está visualizando atualmente Volta das aulas presenciais: Secretaria de Educação capacita pessoal para preparação da merenda escolar
Fotos: Bruno Nepomuceno

Depois de quase 15 anos do serviço prestado por empresa contratada por licitação, a Secretaria Municipal de Educação está retomando a gestão da alimentação oferecida nos refeitórios escolares. Para isso, a Prefeitura investiu e está equipando as cozinhas das escolas públicas com freezers horizontais e verticais, refrigeradores e balanças. A compra de mantimentos para abastecimento das cozinhas das unidades continuará sendo feita por meio de licitação.

Esta semana, foram realizadas capacitações para cerca de 350 pessoas do Programa Operação Trabalho que vão atuar na preparação da merenda a partir de segunda-feira, 16/08, no retorno às aulas presenciais nas escolas e creches da rede municipal de ensino.

Nutricionistas e supervisores do Serviço de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação abordaram temas relacionados aos protocolos de biossegurança desde o recebimento dos produtos, armazenamento, higienize pessoal, do local de trabalho e dos alimentos, preparo da alimentação e a distribuição das refeições aos alunos. Tudo para garantir uma merenda segura e de qualidade aos estudantes da rede municipal.

“É fundamental ter a merenda sendo preparada na escola por uma pessoa capacitada da comunidade, que conhece a comunidade escolar e que tem a oportunidade de receber qualificação profissional para reinserção no mercado de trabalho. É isso que o novo modelo de produção de alimentação escolar vai possibilitar, com a contratação de beneficiários do Programa Operação Trabalho”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

A próxima etapa da capacitação é o treinamento prático com empresa especializada sobre segurança alimentar e preparo dos alimentos, entre outras questões relacionadas ao desempenho da função.

Fotos: Bruno Nepomuceno