Vinte delegados vão representar Teresópolis na Conferência Estadual das Cidades

Foram eleitos durante audiência pública nesta quinta-feira, dia 25, os 20 delegados que vão representar Teresópolis na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em data a ser definida entre novembro de 2016 e março de 2017. Realizada no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura, a audiência pública foi coordenada pela secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Yára da Rocha Medeiros.

Representando vários segmentos da sociedade e o poder público, os delegados vão defender três propostas de Teresópolis na Etapa Estadual: a criação de políticas públicas de habitação de interesse social sem grandes aglomerados e perto dos locais de origem dos moradores; regularização fundiária urbana e rural, com atualização da base cadastral existente, além da capacitação dos conselheiros do Conselho da Cidade; e a elaboração de políticas públicas para evitar a marginalização dos jovens, contemplando programas específicos nas áreas de saúde, educação e cultura, trabalho e renda.

As propostas foram aprovadas durante a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades realizada pela Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e do Conselho da Cidade, nos dias 25 e 26 de junho. Seguindo as diretrizes do Ministério das Cidades dentro do tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e do lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, foram abordadas questões como moradia, mobilidade urbana, preservação ambiental, saúde e educação, entre outras.

“Nessas conferências, representantes de vários segmentos da sociedade se reúnem, trocam idéias, apontam os problemas de seus municípios e sugerem soluções, para que sejam transformadas em políticas públicas que atendam as necessidades da população”, explicou a secretária de Planejamento, Yára da Rocha Medeiros.

Após a audiência pública foi realizada reunião do Conselho Municipal da Cidade, coordenada pela presidente do órgão, Ana Maria Gomes de Almeida. Neste momento, foram eleitos os componentes de três câmaras técnicas e de seis comissões permanentes do conselho, e também da Câmara Gestora do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

Foto: AscomPMT
Legenda: Delegados que vão defender as propostas de Teresópolis na Conferência Estadual foram eleitos em audiência pública