Produtos seriam comercializados em Teresópolis
Na manhã do último sábado (2), a Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Sanitária, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu alimentos de origem animal sem procedência que seriam comercializados em Teresópolis. Os produtos foram descartados em seguida.
A ação conjunta aconteceu em Três Córregos, quando as equipes apreenderam 200 quilos de queijo e derivados, no posto da PRF. O trabalho contou com participação da agente sanitária Pethulia Breves e do chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Wilson Fernando. De acordo com ele, o planejamento junto à Polícia Rodoviária acontecia há alguns meses e foi o principal motivo de sucesso da ação. “Cabe um agradecimento para a PRF. Nós solicitamos a alguns meses apoio pois havia um derrame de produtos falsificados na cidade. Nós da Vigilância Sanitária trab alhamos no combate à entrada de produtos clandestinos e falsificados, que vão de cigarros, remédios a alimentos. O apoio para a ação foi facilitado depois da vinda da PRF para Teresópolis”, afirmou.
Para Alechandre Miranda, subsecretário de Vigilância em Saúde, esse tipo de apreensão acontece devido aos riscos para a população após consumo de alimentos sem garantia de qualidade. “Eles não trazem a procedência de como foram fabricados, de onde vieram os insumos usados na produção destes alimentos e isso gera um risco à saúde”, disse.
Com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, todos os alimentos apreendidos foram devidamente descartados no aterro sanitário, no bairro Fischer.