Imunização será voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos que ainda não tenham tomado a vacina.
‘Dia D’ de mobilização acontece em 19 de outubro.
Pais e responsáveis devem estar atentos: começa na próxima segunda-feira, 7, a Campanha Nacional de Intensificação para Vacinação contra o Sarampo. A imunização será voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos que ainda não tenham tomado a vacina, e acontece em todas as unidades de saúde municipais. A meta é que mais de 11 mil crianças sejam vacinadas. Em novembro, será a vez dos adultos participarem da campanha.
A ação vai até 25/10 e o ‘Dia D’ de mobilização da campanha acontece em 19 de outubro, com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas. É imprescindível levar a caderneta de vacinação da criança, para que os agentes de saúde possam verificar e, se for o caso, atualizar com as doses que ficaram faltando.
A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, reforçou a importância da vacinação para manter toda a população segura: “A única forma de prevenção do sarampo é através da vacinação. Então se as cadernetas não estiverem atualizadas, nós abrimos portas para que a doença ressurja. O sarampo era uma doença que o Brasil tinha o certificado de eliminação, e infelizmente retornou. E retorna porque nós não temos bloqueio, porque não tem vacinação. Porque se nós estamos vacinados e você tem o contato com uma pessoa contaminada, você não vai ter a doença”.
Daurema também destacou o programa ‘Saúde na Hora’, que estende o horário de atendimento dos postos de saúde até às 19h e sábados, das 8h às 17h, e já está em funcionamento no Meudon: “A comunidade ganha muito tendo um horário maior para a saúde, porque a família que trabalha tem tempo de buscar a criança na escola e levar para o posto para tomar a vacina. A sociedade faz parte desses baixos índices de vacinação, e nós esperamos que essas iniciativas ajudem a população para reverter o quadro”.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de sarampo em Teresópolis, mas já houveram 34 casos confirmados e 377 suspeitos no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 69% da população do município tomou a primeira dose da vacina, e 55% tomaram a segunda dose. A recomendação é que pelo menos 90% dos habitantes estejam imunizados.
Postos de vacinação:
- PSF Albuquerque
- PSF Granja Guarani
- PSF Beira Linha
- PSF Araras
- PSF Rosário
- PSF Perpétuo
- PSF Barra
- PSF Pimenteiras
- PSF Meudon
- PSF Fonte Santa
- PSF Quinta Lebrão
- PSF Vargem Grande
- PSF Venda Nova
- PSF Granja Florestal
- CES Várzea
- Centro Materno Infantil
- UBS Bonsucesso
- UBS Vieira
- UBS Água Quente