Unidade de Saúde do Pimentel tem plantio mudas em parceria com projeto da Fiocruz

Você está visualizando atualmente Unidade de Saúde do Pimentel tem plantio mudas em parceria com projeto da Fiocruz
Compartilhar:

Objetivo é mostrar o valor medicinal de cada planta para pacientes e comunidade

Na última quinta-feira (14), a Unidade de Atenção Primária à Saúde do Pimentel recebeu o plantio de mudas de ervas com valor medicinal para servir como fonte de tratamento e educação dos pacientes e comunidade. A ação foi uma parceria com equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.

A ideia do trabalho surgiu após um curso ministrado pela Fiocruz, intitulado “Educação popular e plantas medicinais na Atenção Básica à Saúde, que incluiu um representante de cada unidade de saúde da cidade e interior. Durante as aulas, que ocorreram entre julho e início de outubro, foi mostrada a importância de cada planta, que inclui o valor medicinal dela.

As aulas foram lideradas por Grasiele Nespoli e Camila Borges, ambas professoras e pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. “Partimos das experiências e memórias dos participantes e da investigação e sistematização das plantas medicinais usadas pela população”, explica Grasiele Nespoli.

Ao fim do curso, foram apresentados projetos de intervenção nas unidades e a localizada no Pimentel foi a primeira a receber as mudas. Com ajuda de moradores, foram plantadas mudas de amora, louro, manjericão, hortelã, saião, capim limão, alecrim, camomila e romã.

A intenção da unidade é receber visita de alunos das escolas municipais, a começar pela do próprio bairro. “Nosso intuito é levar as farmácias vivas para perto dos profissionais de saúde e beneficiar a comunidade, ampliando as alternativas de tratamentos, difundindo o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas e orientando sobre o uso correto delas”, explica a enfermeira da unidade de saúde do Pimentel, Michele Melane.

Este plantio é apenas uma parte do projeto. Isso porque a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda apresentará um herbário com todas as plantas medicinais catalogadas e com as principais informações sobre o tratamento e uso delas.

A manutenção dos canteiros será feita por profissionais dos próprios postos de saúde que passaram por uma formação de procedimentos básicos de manejo e cuidados necessários de hortas medicinas.