Unidade de Saúde da Família Fonte Santa recebe o programa ‘Saúde na Hora’

Mais uma unidade de saúde já está funcionando em horário estendido: nesta semana, foi a vez da Fonte Santa receber o programa Saúde na Hora. A iniciativa amplia o horário de atendimento dos postos de saúde até às 7 da noite durante a semana, e também passa a abrir aos sábados, das 8h às 17h. O programa é do Ministério da Saúde, e chegou a Teresópolis através dos esforços da atual gestão pela saúde na cidade.

Durante a inauguração, o prefeito Vinicius Claussen destacou a importância do programa para as comunidades: “É uma ação estratégica importante que vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a Atenção Básica, que é fundamental para evitar doenças mais graves. E cuidar de um aparelho público assim, trazendo mais oportunidades para a população, manda uma mensagem importante para a comunidade. Nós estamos cuidando, revitalizando, ampliando, isso tudo traz uma valorização do bairro. Estamos muito felizes com essa conquista”.

Nas três unidades que já receberam o projeto (Meudon, Rosário e Fonte Santa), o clima das equipes era o mesmo: celebração e muita vontade de ajudar ainda mais a população. Todos os times se empenharam em ajudar a revitalizar os postos, pintando, limpando e botando a mão na massa para ver o projeto saindo do papel em uma unidade renovada.

“Todo esse clima de envolvimento e responsabilidade das equipes está sendo imprescindível para revitalizar a saúde no município. As pessoas que atuam hoje na atenção primária estão tendo um sentimento de pertencimento muito grande, e isso reflete no atendimento aos pacientes e na saúde da população. Esse é o grande valor desses projetos”, destacou a subsecretária de Atenção Básica, Ednea Martuchelli.

O Prefeito também aproveitou a ocasião para contar mais sobre os novos investimentos que estão para chegar na área de saúde: “Em breve nós vamos ter computadores, tablets e um sistema de informatização para auxiliar o trabalho dos agentes comunitários. Estamos renovando a saúde na cidade, saindo do século 19 e chegando no século 21. Temos trabalhado com muito empenho para que até o ano que vem a gente consiga chegar na nossa meta de 70% de cobertura de atenção primária. É o nosso compromisso com a cidade, e eu tenho certeza que vamos entregar uma saúde muito melhor, que será referência na região”.

Fotos: Jorge Maravilha