Política de acessibilidade

Design para todos

“A acessibilidade da Web é sobre “disponibilizar a web e seus serviços para todos os indivíduos, independentemente de seu hardware ou software, infraestrutura de rede, língua materna, cultura, localização geográfica ou habilidades físicas ou mentais”

Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web

Política de acessibilidade

De acordo com as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e o Decreto nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004. sites e aplicativos móveis de organizações do setor público, as organizações do setor público têm a obrigação legal de tornar seus sites e aplicativos móveis acessíveis.

O objetivo dessas regulamentações de acessibilidade é garantir que os serviços públicos on-line sejam acessíveis a todos os usuários, incluindo pessoas com deficiência.

Por que acessibilidade?

Um site acessível ou aplicativo móvel significa que ele pode ser usado pelo maior número de pessoas possível, incluindo:

Acessibilidade não significa apenas colocar conteúdo on-line em seu site. Acima de tudo, significa tornar seu conteúdo e design claros e simples o suficiente para que a maioria das pessoas possa entendê-los sem a necessidade de adaptá-los, mas também ao mesmo tempo em que ajuda aqueles que precisam adaptá-los.

Por exemplo, uma pessoa com deficiência visual pode usar um leitor de tela (software que permite que ele navegue em um site e leia seu conteúdo), um tablet Braille ou uma lupa de tela. Ou alguém com dificuldades no motor pode usar um mouse especial, software de reconhecimento de voz ou emulador de teclado na tela.

Por que isso é importante para o setor público?

Alguns internautas podem não ter escolha ao usar um site ou aplicativo do setor público, por isso é importante que os atores do setor público trabalhem com uma questão de inclusão.

Sites acessíveis também tendem a ser mais ergonômicos, muitas vezes são mais rápidos, fáceis de usar e tendem a aparecer em uma posição melhor nos resultados dos mecanismos de busca.

Os problemas mais comuns incluem sites que não podem ser bloqueados em formas PDF inacessíveis que não podem ser lidas em leitores de tela e baixo contraste de cores que dificulta a leitura do texto, especialmente para pessoas com deficiência visual.

Ferramentas

Tamanho do texto:

Ctrl + + Aumenta o zoom da página;
Ctrl + – Diminui o zoom da página;
Ctrl + 0 Deixa o zoom da pagina padrão.

Alguns browsers (navegadores) possibilitam a alteração do tamanho do texto da seguinte forma:

Edge / Chrome: selecione o Menu Opções “Zoom: +/-“;
Mozilla: selecione o Menu Opções: “Mostrar: Tamanho do Texto”;
Opera: selecione o Menu Opções: “Mostrar Zoom”;
Safari: selecione o Menu Opções: “Apresentação; Aumentar/Reduzir tamanho do texto”. 

Barra de ferramentas de acessibilidade:

  • Redimensionar fonte (aumentar/diminuir)
  • Escala de cinza
  • Contraste Negativo
  • Alto Contraste
  • Fundo claro
  • Links Sublinhado
  • Fonte legível
  • Link para Sitemap / Comentários / Páginas de Ajuda

VLibra: 

A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

Última mudança em 31.07.2023