Transparência: Painel Covid-19 ganha novas funcionalidades

Você está visualizando atualmente Transparência: Painel Covid-19 ganha novas funcionalidades
Compartilhar:

Variação do deslocamento da população por locais e acompanhamento da evolução da vacinação são as novidades implementadas 

O Gabinete de Crise contra o Coronavírus coloca à disposição da população mais funcionalidades no Painel COVID-19. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia incorporou na ferramenta novas informações sobre o monitoramento do Distanciamento Social Inteligente, usando uma metodologia baseada em informações dos Relatórios de Mobilidade do Google. O Vacinômetro também ganhou uma nova página, que agora conta com detalhamento da evolução da vacinação, percentual da população vacinada e quantidade de vacinas aplicadas por doses.

Sobre a metodologia de monitoramento de distanciamento social:

Os Relatórios de Mobilidade do Google possibilitam o acompanhamento do deslocamento da população por segmentos, o que traz para a Prefeitura maior precisão na avaliação e monitoramento das medidas restritivas e reforça a estratégia do ”Distanciamento Social Inteligente” adotada pelo Gabinete de Crise. 

Os Relatórios de Mobilidade mostram gráficos com tendências de deslocamento ao longo do tempo por região e em diferentes categorias de locais, como varejo e lazer, mercados e farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e áreas residenciais. 

Preservação da privacidade: 

Relatórios de Mobilidade do Google foram desenvolvidos para dar informações úteis sem deixar de obedecer aos protocolos de privacidade do Google. Segundo a plataforma, jamais serão disponibilizadas informações de identificação pessoal, como local, contatos e deslocamento de indivíduos. Os insights dos relatórios são criados com conjuntos de dados agregados e anônimos de usuários que ativaram a configuração Histórico de localização, que fica desativada por padrão. Aqueles que optaram por usar esse recurso podem desativá-lo a qualquer momento na Conta do Google.

“A tecnologia tem sido nossa grande aliada tanto na transparência das informações da pandemia para a população quanto para a tomada de decisão do Gabinete de Crise. Por meio da nossa Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, vamos continuar em busca de novas ferramentas para reforçar a precisão da análise e o monitoramento das ações de combate ao coronavírus”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.

Sobre o Painel Covid-19

O Painel COVID-19 de Teresópolis foi um dos primeiros do país e foi lançado pelo Gabinete de Crise em abril de 2020. Implementado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o Painel foi desenvolvido pelo Teresopolitano Vinicius Cunha, aluno de Ciência da Computação do UNIFESO e analista de BI na empresa Altran Technologies, onde desenvolve KPIs estratégicos para tomada de decisões.

“Logo no início da pandemia, vi uma mobilização solidária da sociedade no combate à COVID-19: costureiras faziam máscaras, técnicos de impressão 3D produziam face shield, cada um ajudava como podia. Incentivado por esse movimento, entrei em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para desenvolvermos um dashboard interativo. O Painel Covid-19 veio com uma proposta de trazer transparência para população e poder na tomada de decisão da gestão pública e, tenho certeza que até hoje o painel vem cumprindo o seu papel. Como teresopolitano, fico muito feliz em poder ajudar minha cidade neste momento tão difícil”, comenta Vinicius Cunha.