Trabalhadores do POT recebem certificado de qualificação profissional no Pedrão

Durante o evento, Prefeito Mario Tricano destacou os benefícios do programa

No final do expediente desta terça-feira, 20, trabalhadores do POT (Programa Operação Trabalho) se reuniram no ginásio poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, para receber o certificado de participação do 1º Curso de Qualificação e Capacitação Profissional, proporcionado pela Secretaria de Trabalho e Emprego e Economia Solidária. A ocasião contou com a presença do prefeito Mário Tricano acompanhado da primeira-dama, Beth Tricano, do vice-prefeito Sandro Dias, de secretários municipais e dos vereadores Daponte, Dra Claudia, Leleco, Leonardo Vasconcelos, Pastor Luciano, Rock e Ronny.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o POT tem o objetivo de dar orientação profissional a quem está fora do mercado. A iniciativa oferece a oportunidade de adquirir novas competências que possibilitem a entrada no mercado de trabalho com melhor qualificação. O programa de cunho social tem duração de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Durante o evento, Tricano falou sobre os benefícios que o POT oferece. “É um programa social que deve ser aproveitado porque devolve o cidadão ao mercado de trabalho. O projeto é uma chance de real aprendizado e qualificação para quem deseja ingressar nesse meio tão competitivo”, disse Tricano.

A primeira-dama, Beth Tricano, ressaltou a relevância do programa na preparação do trabalhador para o mercado. “É um projeto muito importante, principalmente agora com a situação crítica do país. Apesar de ser temporário, é a chance de que muitos precisam para se fortalecer e se qualificar para um futuro profissional melhor”, afirmou.

Segundo o secretário de Trabalho, Marcus Vinicius (Marcão), a secretaria oferece vários cursos profissionalizantes. “Ao assumir, o prefeito Mario Tricano solicitou que, integrados à Secretaria de Desenvolvimento Social, cuidássemos do programa, preservando a identidade de qualificação e preparação para o mercado de trabalho. Ministramos cursos de informática e como preparar um currículo, além de dicas de como se portar numa entrevista de emprego”, comentou Marcão.

Tania Iorio, secretária de Desenvolvimento Social, explica sobre o objetivo do projeto. “O POT visa atender, principalmente, às pessoas que estão desempregadas, dando a elas uma oportunidade de se prepararem melhor para o mercado de trabalho”, concluiu.

Para a servente Mara Azevedo, participar do projeto foi fundamental. “O programa foi muito bom para mim. Serviu para que eu me sentisse útil à comunidade. Retornei ao mercado de trabalho, fazendo o que gosto no Posto de Vieira”, relatou a integrante do POT.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha