Avaliação do site
[cf7form cf7key="avaliacao-do-site"]
Referências Arquitetônicas
Por que adotar?
PORQUE PRECISAMOS DE VOCÊ?
Cuide do seu Jardim
Quiz de Autoavaliação
Este Quiz é para te ajudar a perceber o quanto tem feito parte da construção de um ambiente adequado e agradável para todos.
Avalie e estabeleça suas metas de participação.
[qsm quiz=4]
Recicla Terê
Meta:
Percorrer 100% dos bairros e distritos da cidade.
Parques e Atrativos
Croquis
Como Adotar
Esclarecendo dúvidas
Qual são as referências legais para essa campanha?
Como meu nome ou minha marca poderão aparecer no projeto?
De acordo com a Lei Municipal 3.408/2020 , Art. 10. A entidade ou pessoa jurídica adotante ficará autorizada, após assinatura do Termo de Cooperação, a fixar, na área adotada, uma ou mais placas padronizadas, alusivas ao processo de colaboração com o Poder Público Municipal observando:
Quem pode adotar ?
Pessoas físicas ou jurídicas, associações de moradores, condomínios, Clubes, Ongs, etc, desde que apresentem todos os documentos necessários à Celebração do Termo de Adoção
Ficam excluídas da licença outorgada neste artigo publicidades relacionadas à indústria e comercialização de cigarros e bebidas alcóolicas, aquelas que apresentem caráter político ou religioso, além de outras consideradas impróprias aos objetivos propostos nesta Lei.
Quais são os espaços disponíveis para adoção?
Quanto tempo dura o contrato de adoção?
Quando a adoção compreende apenas conservação e manutenção o prazo mínimo é de dois anos, renováveis por igual período.
Quando é apresentado um projeto paisagístico de restauração, ou tecnológico e realizada uma intervenção de revitalização, este prazo poderá ser de até 5 anos renováveis por igual período, a critério da administração pública.
E se eu desejar adotar um espaço/equipamento público que não está previsto nesta lista?
Passe um e-mail para [email protected] informando o local, endereço completo e se possível, envie fotos para que possamos fazer uma avaliação.
A adoção permite que eu utilize o espaço para eventos?
A adoção não pressupõe permissão de uso do bem nem, tampouco, sua exploração comercial.
Para realização de eventos, deverão ser feitos os procedimentos legais junto à Secretaria Municipal de Fazenda – Licenciamento e Fiscalização / Eventos para solicitação de autorização para realização de eventos em área de praça, utilizando o site Carioca Digital.
Posso adotar somente uma parte da área?
As adoções podem ser feitas de forma integral ou parcial, podendo ser adotada somente uma parte da praça, lagos, jardins, árvores, monumentos, quadras, plays etc.
Caminhos Floridos
Doe Mudas
Calçada ideal
A calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos. Ela é o lugar por onde transitamos pedestres na movimentada vida cotidiana. É através dela que as pessoas chegam aos diversos pontos do bairro e da cidade. A calçada bem feita e bem conservada valoriza a casa e o bairro.
A CALÇADA IDEAL DEVE OFERECER:
Acessibilidade e respeito ao cidadão
O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar. As calçadas são os ambientes mais democráticos que existem, já que impulsionam as atividades econômicas. Por meio delas, o cidadão pode se deslocar para o trabalho, o comércio, os clubes, os shoppings, a escola. A grande questão é que esses espaços, conforme determinam as leis, são de responsabilidade do proprietário do imóvel e sem um padrão construtivo definido pela cidade, a caminhabilidade fica cada vez mais difícil, considerando que cada um entende a construção da calçada de uma forma diferente.
No último Censo Demográfico de 2010, 23,9% da população brasileira, têm pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Apesar desse significativo contingente, essas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada. Por esse motivo, a adoção de um padrão de acessibilidade nas calçadas de Teresópolis vai possibilitar caminhadas pelos passeios públicos de forma que o cidadão tenha um deslocamento fluido, livre de degraus, raízes de árvores, passeios deteriorados, desníveis bruscos, buracos, rampas fora dos padrões e pisos escorregadios. Calçadas fora dos padrões mínimos de acessibilidade inibem a circulação das pessoas, gerando a exclusão do direito de ir e vir.
Manuais
MANUAL ''CALÇADA PARA TODOS''
Este manual foi elaborado especialmente para facilitar o processo de construção, adequação e reforma das calçadas de Teresópolis, de forma a permitir a circulação dos pedestres e possibilitar que as pessoas com deficiência e seus familiares encontrem menos ou nenhuma dificuldade para se deslocarem. Entendendo a atenção que o tema merece, a Prefeitura da Cidade de Teresópolis convida seus cidadãos, por meio deste manual, a caminhar rumo a um futuro saudável as próximas gerações, de forma que elas consigam olhar para um horizonte amplo e não para baixo, desviando dos obstáculos do caminho.
GUIA DE ESPÉCIES PARA PAISAGISMO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
Este guia é parte integrante do ANEXO III da Lei Complementar 271/2020 e tem como objetivo orientar sobre os tipos de plantas recomendados para os jardins, canteiros e cachepôs dentro de um conceito visual harmônico para o Município. Para tanto, foram selecionadas plantas perenes que tem longa duração e perenes herbáceas propondo composições de jardins despojados, sinuosos e alegre com diversas cores!
Mecanização da Limpeza Urbana
Mutirão nos Bairros
Acompanhe nossa Agenda de Mutirões e participe!
Clique aqui e acesse o calendário
Meios-fios, postes e placas de sinalização
Participe indicando locais com urgência de cuidado!
Instalação de Lixeiras
Se você é empresário e deseja doar, preencha o formulário manifestando sua intenção. Participar de forma ativa da transformação e cuidado de nossa cidade é o que trará maior pertencimento a cada um de nós.
Lazer
Mobiliário Urbano