Campanha segue até dia 1º de junho.
Teresópolis, 14 de maio de 2018 –No último sábado, 12, aconteceu o Dia D da Campanha Nacional Contra a Influenza – Todos Contra a Gripe. Em Teresópolis, além das 20 unidades de saúde, localizadas nas áreas urbana e rural, a imunização também foi realizada em tendas montadas na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, na Feirinha do Alto e no pátio da UPA Teresópolis. Neste dia, foram vacinadas 3.200 pessoas, sendo 1.500 idosos. A mobilização contou com equipes da Secretaria de Saúde, dos postos de saúde e do pessoal de Enfermagem do Unifeso e do curso Centena. A campanha segue até o dia 1º de junho.
A campanha Todos Contra a Gripe tem como objetivo imunizar 47.963 pessoas em Teresópolis. O alvo da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da Saúde do serviço público e privado, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades, com indicação clínica especial, ou seja, com declaração médica autorizando a aplicação da vacina) e professores das redes pública e privada.
O secretário municipal de Saúde, Antônio Henrique, destacou a importância da vacinação para as pessoas que se encaixam dentro do público alvo. “Estamos em uma época onde as pessoas que estão dentro do público alvo da campanha podem sofrer o efeito da mudança de temperatura e com isso contrair doenças virais. Por isso é muito importante que esse público venha procurar os postos de vacinação”, advertiu o secretário.
A campanha começou no dia 24 de abril e segue até o dia 1º de junho e até o momento, foram vacinadas, em Teresópolis, 17.923 pessoas que fazem parte do público-alvo. São 10.498 idosos, 1.733 crianças, 1.697 trabalhadores da Saúde, 425 gestantes, 161 puérperas, 715 professores e 2.694 pessoas com comorbidades.
Além das unidades de saúde que aplicam a vacina, o SPA Dr. Eitel Abdallah, ao lado do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, funciona em horário especial, das 17h às 21h, de segunda a sexta, para imunizar trabalhadores.
Fotos: Jorge Maravilha