O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, e o subsecretário e comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, e parte da equipe da GCM, foram recebidos pelo secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Brenno Carnevale Nessimian, e sua equipe técnica. O encontro, que contou também com a participação do promotor de Justiça de Teresópolis, Rafael Luiz Lemos de Souza, aconteceu nesta terça-feira, 18, na sede da Secretaria de Ordem Pública do Rio. Em pauta, a cooperação técnica para a elaboração do Plano de Segurança Pública Municipal de Teresópolis.
“O Ministério da Justiça determinou que todos os municípios deverão ter seus planos de segurança municipal, para participar do recebimento de verba federal. Assim, Teresópolis se antecipando, buscou essa parceria com a Secretaria de Ordem Pública do Rio, visto a experiência deles na elaboração desse documento. No Rio, tivemos essa reunião para entendermos melhor e firmar uma cooperação técnica para o nosso plano”, frisou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, ressaltando que o objetivo é construir políticas públicas cada vez mais eficazes e capazes de propiciar segurança para população.
A elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública é fundamental para o fortalecimento e implementação das ações. Será possível promover ainda mais a gestão integrada, bem como disponibilizar mais recursos humanos e materiais para garantir a implantação de políticas públicas voltadas à segurança. Com isso, haverá o aprimoramento do sistema de segurança pública com ações de modernização, qualificação e interação dos profissionais na prevenção e combate à violência e garantia dos direitos humanos.
Fotos: Fábio Costa/Secretaria de Ordem Pública Rio de Janeiro