Leitura de proposta de estatuto, legislação e documentação foram alguns dos assuntos debatidos em reunião nesta quinta, 23
Os guias de Turismo de Teresópolis seguem dedicados a implementar iniciativas que visam fortalecer e promover o turismo na região. Nesta quinta, 23, na 13ª SUBSEÇÃO da OAB, foi realizada uma reunião para tratar assuntos referentes a fundação da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). Em pauta, foram apresentados, debatidos e aprovados a minuta do estatuto, o regulamento interno.
O presidente da Associação de Turismo da OAB, Magno Villela, foi o responsável pela elaboração do estatuto e do regulamento interno, além de toda a documentação necessária para formalizar a fundação da AGTT. O documento foi baseado nas normas e legislações do estatuto de Petrópolis, município referência no setor, que já possui sua associação há 40 anos. “Incentivamos e acreditamos no associativismo e no cooperativismo como forma de somar forças e colaborar com a criação de políticas públicas de sustentabilidade dos negócios envolvidos nesse tipo de instituição”, ressaltou Magno.
A secretária de Turismo, Nina Benedito, destacou a relevância de Teresópolis contar com uma associação que represente a cidade, especialmente considerando que os municípios vizinhos, como Nova Friburgo e Petrópolis, já possuem a sua. “A partir deste momento, teremos uma associação que nos permitirá unir forças para potencializar nosso trabalho de forma colaborativa. O Prefeito Leonardo Vasconcelos tem dado total apoio à criação da nossa associação e às nossas atividades. Estamos comprometidos em trabalhar, acima de tudo, por Teresópolis. Quero agradecer também a presença da Raquel, que prontamente se disponibilizou em estar aqui para nos ajudar e passar as dicas da AGP de Petrópolis. Em nome da classe, nosso muito obrigada,” enfatizou a secretária.
A presidente da Associação dos Guias de Petrópolis, Raquel Neves, ressaltou que o turismo é um motor essencial para o desenvolvimento econômico de uma cidade, promovendo a geração de emprego e renda para aqueles que atuam de maneira organizada e planejada. Ela também mencionou o desafio de unir a categoria dos guias de turismo em prol de um objetivo maior. “Este é um momento histórico para os guias de turismo de Teresópolis. A criação da associação é o primeiro passo para fortalecer nossa classe. Precisamos ter a mentalidade de que, trabalhando de forma organizada e colocando o associativismo em prática, estaremos fortalecendo nosso setor e trazendo benefícios tanto para nós, profissionais, quanto para a cidade. Acompanho o trabalho de muitos de vocês há bastante tempo e podem contar comigo e com a AGP. Estou sempre à disposição para contribuir com minha experiência e minha visão crítica, fundamentais para o crescimento da nossa região. Só faltava Teresópolis. Agradeço por me convidarem para fazer parte deste momento,” comentou Raquel.
Os guias têm até o dia 10 de fevereiro para enviar as chapas montadas no grupo interno de comunicação, para que todos os membros possam conhecê-las. A assembleia de votação da mesa diretora está marcada para o dia 24 de fevereiro.
Fotos: Jonathan Martins.