Teresópolis sedia reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social

Teresópolis, que responde pela coordenação dos 16 municípios da Região Serrana através da Secretaria de Desenvolvimento Social, representada pelo secretário Marcos Jaron, sediou a reunião ampliada do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Coegemas). Contando com a participação de representantes da cidade e de mais 9 municípios, o encontro aconteceu nesta quarta-feira, 4, no SESC Alpina.

 Em pauta, o debate sobre os impactos das portarias 2.363/2019 e 109/2020, do Ministério da Cidadania, relativas aos repasses realizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social aos Fundos de Assistência Social municipais, estaduais e distrital.

 “Existem muitas demandas relativas ao financiamento das ações e à oferta dos serviços socioassistenciais à população mais vulnerável. A união dos gestores fortalece as reivindicações que os municípios pretendem levar ao Estado e à União”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Marcos Jaron.

 A abertura da reunião ampliada contou com city tour virtual sobre os atrativos do município, apresentado pelo subsecretário de Turismo, Henrique Silva. Em seguida, o encontro foi conduzido pelo vice-presidente do Congemas, Diogo Bastos, que é secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo. Participaram do encontro representantes dos municípios de Carmo, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Japeri, Nova Iguaçu, Petrópolis e Varre-Sai.

 O Coegemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade representar os municípios junto aos Governos Estadual e Federal no que se refere à política de Assistência Social.