Teresópolis, que responde pela coordenação dos 16 municípios da Região Serrana através da Secretaria de Desenvolvimento Social, representada pelo secretário Marcos Jaron, sediou a reunião ampliada do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Coegemas). Contando com a participação de representantes da cidade e de mais 9 municípios, o encontro aconteceu nesta quarta-feira, 4, no SESC Alpina.
Em pauta, o debate sobre os impactos das portarias 2.363/2019 e 109/2020, do Ministério da Cidadania, relativas aos repasses realizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social aos Fundos de Assistência Social municipais, estaduais e distrital.
“Existem muitas demandas relativas ao financiamento das ações e à oferta dos serviços socioassistenciais à população mais vulnerável. A união dos gestores fortalece as reivindicações que os municípios pretendem levar ao Estado e à União”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Marcos Jaron.
A abertura da reunião ampliada contou com city tour virtual sobre os atrativos do município, apresentado pelo subsecretário de Turismo, Henrique Silva. Em seguida, o encontro foi conduzido pelo vice-presidente do Congemas, Diogo Bastos, que é secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo. Participaram do encontro representantes dos municípios de Carmo, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Japeri, Nova Iguaçu, Petrópolis e Varre-Sai.
O Coegemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade representar os municípios junto aos Governos Estadual e Federal no que se refere à política de Assistência Social.