Após vigílias e celebrações, a comunidade católica de Teresópolis se despediu nesta segunda-feira, 29 de julho, das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Percorrendo o Brasil desde janeiro deste ano, o relicário contendo alguns ossos do corpo da santa chegou a Teresópolis na última sexta, 26. Recebido no Camelo do Espírito Santo, no bairro do Alto, permaneceu até a noite de sábado, 27, sendo levado para a Matriz de Santa Teresa.
Após missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Joel Portella Amado, nesta segunda, a urna de madeira, revestida de acrílico transparente, foi trasladada para o Carmelo de Três Pontas, Minas Gerais.
“Bendizemos e agradecemos a Deus por esse período curto e intenso da visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus à Diocese de Petrópolis. Ela quer deixar para nós, como legado, um convite à santidade. Intercede por nós a Jesus, para que toda a igreja seja profundamente missionária”, exaltou Dom Joel.
A santa das rosas: Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu no dia 02 de janeiro de 1873 em Alençon/França. Filha de um casal de ourives, era a caçula de 8 irmãos. Aos 15 anos entrou para o Convento de Lisieux, onde se tornou uma freira carmelita descalça, dedicada a orações pela conversão dos pecadores. Morreu de tuberculose em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, é considerada padroeira das missões e doutora da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus é conhecida como a Santa das Rosas. A flor simboliza a intercessão da santa por todos aqueles que a pedem em oração.
Fotos: Jorge Maravilha