Teresópolis registra pelo 8º mês consecutivo saldo positivo de empregos

Você está visualizando atualmente Teresópolis registra pelo 8º mês consecutivo saldo positivo de empregos

Dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (28) demonstram que Teresópolis registrou em março saldo positivo de empregos no CAGED, com 167 contratação formais a mais na relação entre admissões e demissões. Esse é o oitavo mês seguido que a cidade registra saldo positivo de emprego.

Em março todos os setores apresentaram saldo positivo de admissões, com exceção da indústria. Tal situação já havia sido antecipada pela previsão de demissões no setor de bebidas, que sobre os impactos da alta dos insumos importados (alta do dólar), fim do período de grande consumo concentrado no verão e a baixa no consumo de bebidas (por causa das restrições sanitárias em todo o Brasil que proíbe aglomerações). Somente o setor de fabricação de bebidas apresentou saldo acumulado de – 133 empregos.

Tais demissões em março da indústria de bebidas também prejudicaram o resultado geral de 2021, onde todos os setores possuem saldo positivo de contratações, com exceção do setor da indústria. Em 2021 o acumulado de janeiro a março é de 585 empregos gerados, em um total de 3.753 admissões e 3.188 demissões. O município registra 32.177 trabalhadores formais.

Considerando os últimos 12 meses, de abril de 2020 a março de 2021, período que compreende os fortes impactos da pandemia do Novo Coronavírus (Sars-Cov-2) na economia, é a primeira vez que Teresópolis apresenta um saldo positivo na série histórica acumulada, com saldo positivo de 233 empregos (10.960 admissões e 10.727 demissões), o que aponta para a recuperação gradual da atividade econômica, resultado das decisões responsáveis adotadas pelo Gabinete de Crise e o Programa ‘Pra Cima Terê’, ambos liderados pelo Prefeito Vinicius Claussen.

Com o resultado o Feirão ‘Emprega Terê’ – Serra Azul, temos uma boa expectativa para os resultados de abril (a serem divulgados em maio). Contudo, temos de ter atenção às demissões da Viação Teresópolis e novos desligamentos por causa da segunda onda da COVID-19.

Em maio o Mês do Trabalhador será uma boa oportunidade de estímulo à contratação e fortalecimento da economia.