Você está visualizando atualmente Teresópolis receberá projeto japonês para conter o fluxo de detritos ocasionados por desastres naturais
Apresentação do projeto japonês no gabinete do Prefeito Vinicius Claussen

Duramente atingido pela tragédia das chuvas de janeiro de 2011, com perdas humanas e materiais, Teresópolis se prepara para ser beneficiado pelo Termo de Cooperação Técnica entre o governo brasileiro, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo é o desenvolvimento e a implantação de ações para o fortalecimento da gestão integrada de riscos de desastres naturais. Assinada em julho do ano passado e paralisada por conta da pandemia de Covid-19, a parceria foi retomada em agosto de 2021.

O projeto abrange a troca de conhecimentos técnicos e treinamentos de pessoal para a elaboração de um manual de contenção de fluxo de detritos, fenômeno que ocorre após temporais e que destrói tudo o que estiver no caminho. A parceria também prevê a construção de barreiras de contenção Sabo, técnica que utiliza estrutura metálica tubular de grande porte para impedir o extravasamento dos materiais carregados.

O termo de cooperação, que será oficializado em breve, foi apresentado ao Prefeito Vinicius Claussen nesta quinta-feira, 23/09, por Wolnei Wolff Barreiros, coordenador geral de Prevenção e Programas Estratégicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e pelo engenheiro Hideto Ochi, conselheiro-chefe da JICA. Acompanharam a apresentação José Beraldo Fortuna, da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e os secretários municipais Ricardo Pereira, de Obras, Carlos Reis, de Fiscalização de Obras Públicas, e Albert Andrade, de Defesa Civil, e equipes técnicas.

“Teresópolis agradece aos governos do Brasil e do Japão, dada a relevância de tão importantes obras pela preservação da vida. Temos que avançar nessas intervenções estratégicas, para dar resposta à população e para que situações como a da tragédia não se repitam”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno