Teresópolis recebe visita do secretário estadual de Trabalho e Renda

Instalação da Casa do Trabalhador e de unidade Poupa Tempo e assinatura de convênio entre os conselhos de trabalho, emprego e renda estadual e municipal foram avanços a partir do encontro

O prefeito Vinícius Claussen e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, receberam nesta quinta-feira, 5, a visita do secretário de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) do Rio de Janeiro, Jorge Gonçalves da Silva. A visita marca o estreitamento de laços entre a Gestão Municipal e o Governo do Estado para atender as demandas de Teresópolis.

O encontro é resultado da reunião realizada entre eles, em 19 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Jorge Gonçalves veio entregar pessoalmente o ofício que pede à Prefeitura para iniciar a busca de um local para a implantação da Casa do Trabalhador. O programa busca dar orientação sobre os serviços do SINE, primeiro emprego, jovem aprendiz, estágio, elaboração de currículo, entre outras orientações para o mundo do trabalho.

Além disso, em visita ao terreno da Sudamtex, onde será construída a futura sede da Prefeitura, atendendo a um pedido do Prefeito Vinicius Claussen, Jorge Gonçalves assumiu o compromisso de criação do espaço ‘Poupa Tempo’, onde as pessoas poderão acessar serviços do estado e município em um único lugar, sem precisar ir ao Rio.

Outro avanço firmado, durante a visita, é o convênio entre os conselhos estadual e municipal de Trabalho para que o município tenha, entre outros benefícios, acesso aos recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Acompanharam a visita, os secretários municipais de Governo, Henrique Carregal, e de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron; o vereador Pastor Luciano; o Presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Felipe Coelho; e os membros do conselho Ana Maria Machado (CDL Teresópolis) e Arsênio Teixeira Filho (ACIAT).