Com foco no desenvolvimento turístico e sustentável do estado, evento acontece nesta quarta, 09, no Hotel Le Canton
Com três unidades de conservação da natureza – Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Nacional da Serra dos Órgãos – e detentor dos títulos de Capital Nacional do Montanhismo, de Capital Nacional do Lúpulo e de Capital Estadual da Agricultura Familiar, Teresópolis recebe nesta quarta-feira, 09/10, o II Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura.
O evento acontecerá no Hotel Village Le Canton, em Vargem Grande, no 3º Distrito, com painéis abordando importantes temas para o desenvolvimento turístico e sustentável do estado do Rio de Janeiro, além de mostrar novas experiências. A programação também inclui oficinas, feira de produtos e momentos de networking.
A secretária municipal de Turismo de Teresópolis, Elizabeth Mazzi, será mediadora no painel Potencial do Turismo Cervejeiro, sobre as oportunidades do turismo cervejeiro no estado. Subsecretário municipal de Turismo e diretor de Turismo do Teresópolis Convention & Visitor Bureau, Henrique Silva falará sobre sua experiência como montanhista e guia de turismo, destacando os desafios da Travessia Teresópolis-Petrópolis. A subsecretária municipal de Agricultura de Teresópolis, a agrônoma Flavia Bartoly, apresentará práticas inovadoras no agroturismo.
O seminário é promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), em parceria com o Teresópolis Convention & Visitors Bureau (TC&VB), e conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), da Secretaria Municipal de Turismo de Teresópolis, Equipotel, Serra Verde Imperial, InterTV, TM Produtora, além da Rota Cervejeira, Rota do Queijo e associações de artesanato e agricultura do estado.
O evento é gratuito e as inscrições estão abertas, com vagas limitadas. Mais informações sobre programação e inscrições no site https://www.fcvbrj.org.br/
Confira a programação:
Painel: Potencial do Turismo Cervejeiro – Segmentos com Potenciais – Mediado por Elizabeth Mazzi, Secretária Municipal de Turismo de Teresópolis, este painel explorará as oportunidades do turismo cervejeiro no estado. Ana Cláudia Pampillón, Coordenadora da Rota Cervejeira, destacará o potencial da região, enquanto a empreendedora Teresa Yoshiko, do Viveiro Ninkasi, falará sobre a importância do lúpulo, ressaltando Teresópolis como a Capital Nacional do Lúpulo. Leonardo Botto complementará as discussões ao abordar a interseção entre cerveja e turismo.
Painel: Turismo Rural – Rotas e Roteiros do Interior do Estado – Sob a mediação de Willian Chaves, Diretor Administrativo da FC&VB-RJ, este painel discutirá o Mapa do Turismo Rural do Estado com a participação de Pablo Kling, Vice-Presidente da TurisRio. Julianna Rocha, Vice-Presidente do Teresópolis C&VB, abordará a experiência no turismo rural e a operação de roteiros, enquanto Tayssa Araújo, consultora do Sebrae, oferecerá insights valiosos sobre o segmento.
Painel: Experiências com Chancelas Internacionais – Este painel, mediado por Tatiana D’Angello, apresentadora e gestora de Marketing e inovação da FC&VB-RJ, apresentará experiências reconhecidas internacionalmente. Anna Mostowik, Presidente do Madalena C&VB, compartilhará sobre astroturismo e o Prêmio Dark Sky Park. Cristina Braga, Presidente do Vale do Café C&VB, discutirá a importância de produtores associados que conquistaram prêmios internacionais, e Henrique Silva, Subsecretário Municipal de Turismo e Diretor de Turismo do Teresópolis C&VB, falará sobre montanhismo e a travessia Petrópolis-Teresópolis.
Painel: Destinos Eco Rurais – Com mediação de Marco Navega, Presidente do Condetur Costa do Sol, este painel contará com a participação de Geórgia Ferraz, Presidente do Guapimirim C&VB, e Paulo Santos, Presidente do Maricá C&VB. Eles falarão das experiências do turismo rural em suas regiões, enquanto Luccas Faillace Monte Mór, Fundador do Coletivo de Turismo Rural de Paty do Alferes, compartilhará suas experiências.
Painel: Sustentabilidade na Prática – Mediado por Flavio Gueiros, este painel trará especialistas como Dell Delambre, CEO da WTS, que apresentará dados sobre sustentabilidade. Rafael Fortunato, Coordenador do Doutorado em Meio Ambiente da UERJ, falará sobre o desenvolvimento territorial, trazendo uma visão crítica sobre as práticas sustentáveis. Além de Philipe Campello, que possui graduação em Turismo e mestrado em Ciência Ambientais e atuou como Subsecretário de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro e Gerente de Marketing da TurisRio.
Painel: Enoturismo – Um Novo Segmento na Serra – Mediado por Nina Benedito, que atua como Diretora de Marketing e Comunicação do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, guia de turismo especializada em enoturismo e membro da Comissão de Turismo da OAB 13ª Subseção Teresópolis, o painel explorará o enoturismo na região. Laura Tassinari, Proprietária da Vinícola Tassinari, falará sobre sua transição do café para o vinho, enquanto Murilo Pilotto, da Fattoria Vinhas Altas, discutirá a história do vinhedo e a técnica da dupla poda.
Painel: Ecoturismo, Turismo de Aventura e Meio Ambiente – Sob a mediação de Ana Carolina Oliveira, o painel contará com a participação de Geovane Rento, Guia de montanha, Gustavo Alves, esportista, e Gerson Nunes, Diretor da Nativa Rafting, que compartilharão suas experiências e práticas no ecoturismo e turismo de aventura.
Painel: Agroturismo e Práticas – Raquel Neves, Presidente da AGP, Rosana Martuchelli, agricultora e empreendedora rural, Manuella Pereira, fungicultora, e a agrônoma Flávia Bartoly, que é Subsecretária Municipal de Agricultura de Teresópolis e especialista em proteção radiológica, discutirão as oportunidades e desafios do turismo rural, apresentando práticas inovadoras no agroturismo.
Painel: Festivais Gastronômicos na Serra – Mediado por Ana Maria Machado, este painel trará insights sobre festivais gastronômicos na região, com a participação de Vania Baddini, Samir El Ghaoui e Osvaldo Caniato, que compartilharão suas experiências em polos gastronômicos e festivais.