O evento será realizado no dia 12, na Casa de Cultura
Marcado para este sábado, dia 12 de abril, o 1º Fórum Sustentável de Teresópolis vai celebrar o Dia Mundial da Terra, que este ano tem o lema ‘Nosso poder, nossa força’. Em pauta, o debate em torno das questões relacionadas à geração de resíduos sólidos, com palestras e apresentações artísticas, das 8h às 13h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.
A realização é do ‘Projeto Humano Novo’ e do ‘Programa Atitude Legal Necessária’, com apoio da Prefeitura de Teresópolis.
Ao final, será apresentado o documento “SOS Lixo”, propondo a criação dos projetos pilotos Núcleo Gestor de Resíduos Orgânicos (Zona Rural) e Núcleo Gestor de Resíduos Inorgânicos (Zona Urbana).
Segundo um dos organizadores, o ecologista e produtor cultural, Gilberto Teixeira, o Fórum faz parte do calendário de eventos em preparação para a COP 30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
Reunindo especialistas, autoridades e a população para debater soluções sustentáveis e conscientizar sobre mudanças climáticas, as atividades preparatórias começam pelo Rio de Janeiro no dia 11/04, na Feira de São Cristóvão; passam por Teresópolis no dia 12/04 e seguem no Rio, nos dias 15/04, no auditório da FIRJAN, e 23/04, na Sala Cecília Meireles.
Confira a programação do 1º Fórum Sustentável de Teresópolis:
- 8h, Plantio de mudas: Projeto Reflorestar e Programa Atitude Legal Necessária.
- 8h às 9h, Credenciamento.
- 9h, Abertura e leitura da “Carta da Terra”.
- 9h40, A geração do lixo a nível global e local – seus impactos e oportunidades com a Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR), o biogás e o mercado de crédito de carbono.
Palestrantes: Rita Oliveira e Felippe Rocha (Carbon Tech). - 10h, Educação Ambiental – Pressuposto indispensável na política de tratamento de resíduos sólidos e diretamente ligada à formação cultural da sociedade.
Palestrante: Profª. Cristina Guarilha. - 10h20, Intervalo.
- 10h40, A gestão dos resíduos sólidos e a economia circular.
Palestrante: Profª. Drª. Gleyse Peiter – Lixo não é lixo, e sim matéria-prima fora do lugar. - 11h, A descarbonização dos resíduos sólidos.
Palestrante: Prof. Ricardo Harduim (PRIMA) – Redução ou eliminação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. - 11h20, A relevância da atividade de catador de recicláveis.
Palestrante: Edson Freitas Gomes – A atividade dos catadores é fundamental para a reciclagem e preservação dos recursos naturais. Eles contribuem para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). - 11h40, Respostas às perguntas elaboradas durante o evento.
- Fórum Teresópolis Sustentável
- 12h10, Leitura e apresentação do documento “SOS Lixo”, que propõe a criação dos projetos-pilotos Núcleo Gestor de Resíduos Orgânicos (Zona Rural) e Núcleo Gestor de Resíduos Inorgânicos (Zona Urbana.
Mediador: Prof. Gilberto Teixeira. - Encerramento
- 12h30, Leitura dramatizada do poema “Gaia Mãe Terra”, do ecologista Vidocq Casas, e performance da atriz Edinar Corradini; Acústico Humano Novo (Caraforró) – músicas que apregoam equilíbrio e sustentabilidade.