Teresópolis presente no lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Você está visualizando atualmente Teresópolis presente no lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário
Compartilhar:

Evento foi realizado nesta sexta, 18 de março, no Palácio Guanabara

Os secretários Gilson Barbosa (Governo e Coordenação) e Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) representaram o Prefeito Vinicius Claussen no lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. Realizado nesta sexta-feira (18), pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Previdência, por meio do Governo de Estado do Rio de Janeiro, o evento aconteceu no Palácio Guanabara, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Reunindo representantes de vários municípios, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário concentra-se em oferecer cursos de treinamento para trabalhadores desempregados e realizar atividades de bem-estar público nas cidades participantes. O regime, que privilegia os jovens dos 18 aos 29 anos e os trabalhadores com mais de 50 anos que se encontram fora do mercado há mais de dois anos, visa melhorar a empregabilidade destes trabalhadores e transferir rendimentos através de bolsas de qualificação.

Eles trabalharão meio período e terão renda, vale-transporte e seguro de acidentes pessoais. Também necessitam de qualificação de, pelo menos, um curso a cada semestre, realizado através das plataformas virtuais em parceria com o Sistema S. O município faz a solicitação de adesão a esse programa, junto à Secretaria de Estado do Trabalho, e após esta etapa, a equipe da Prefeitura começa a ser qualificada para executar o Programa. Prefeituras de todo o Brasil pode receber esses jovens.

O programa tem uma estrutura muito similar ao do Programa Operação Trabalho (POT), que é um benefício concedido pela Prefeitura de Teresópolis a pessoas de baixa renda, desempregadas e cadastradas no Cadastro Único, e tem como objetivo preparar o trabalhador para entrar no mercado de trabalho. “Teresópolis já está até a frente do seu tempo, uma vez que o POT fortalece essa empregabilidade”, explicou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o Programa Operação Trabalho (POT), é um programa de cunho social, tem duração de um ano e pode ser renovado por igual período. Através de cursos e palestras, o programa oferece oportunidade de adquirir novas competências que possibilitem a entrada no mercado com melhor qualificação.

A Prefeitura teve o maior recorde de empregos dentro do município. Durante o período de pandemia, Teresópolis apresenta bons resultados na recuperação econômica. Prova disso, é que em 2021, foi registrado o melhor saldo de emprego formais segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) dos últimos 20 anos.

Esse é um resultado do programa ‘Pra cima Terê’, que tem como foco desenvolver ações estratégicas de fortalecimento da economia e recuperação de empregos, através do eixo ‘Emprega Terê’, liberado pelo Prefeito Vinicius Claussen. Dentro dessas ações, podemos mencionar a Casa do Trabalhador, inaugurado no município pelo Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades: ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os secretários de estado Nicola Miccione (Casa Civil) e Patrique Welber (Trabalho e Renda).

Fotos: Divulgação