Teresópolis prepara plantio de árvores para comemorar o Dia da Terra

Teresópolis prepara plantio de árvores para comemorar o Dia da Terra
Compartilhar:

Um faxinaço no entorno do Quiosque das Lendas, na Granja Guarani, em 22 de abril, com limpeza da área e plantio de 20 árvores, vai marcar o Dia Mundial da Terra em Teresópolis. Será um ato simbólico, devido às medidas restritivas em vigor por conta da pandemia.

A mobilização é coordenada pelo Programa Atitude Legal Necessária, a organização não governamental Prima.Org e Projeto Humano Novo, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins. A ação tem ainda o apoio das seguintes instituições: EARTH DAY.ORG – América Latina; SOS MATA ATLÂNTICA/SP; Effect Sports/RJ; Instituto LIMPA BRASIL/SP; Instituto LIXO ZERO/SC; Instituto TEORIA VERDE/MT; Instituto ROUTE Brasil/RJ; MCT – Movimento Conservacionista Teresopolitano/RJ; União das Associações de Moradores/UAM.

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril e foi criado para conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger o planeta.  Também chamada de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Plantios de mudas nativas, alertas para o uso consciente dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais que podem ser reaproveitados e realização de mutirões verdes são algumas ações que costumam ser promovidas nesta data, como forma de reflexão sobre a urgência de preservar o Planeta Terra para as futuras gerações.

(Com informações da Comissão Organizadora do Evento)