Teresópolis participa do Fórum de Tecnologia do estado do Rio de Janeiro

Você está visualizando atualmente Teresópolis participa do Fórum de Tecnologia do estado do Rio de Janeiro

Município integra o Programa RJ Digital

Teresópolis esteve representada, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Fórum de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Tech Gov Forum), sediado no Museu do Amanhã, na última semana, na capital fluminense. Focado na transformação digital no setor público, o encontro contou com a participação de agentes públicos e privados, além de empresas de TI. Um dos destaques foi o lançamento do Prêmio Maturidade Digital, que vai apurar a efetividade da transformação digital dos serviços públicos no estado e nos municípios.

Na abertura do evento, o secretário de estado de Transformação Digital, Mauro Farias, destacou a importância do processo de inclusão dos serviços 100% digitais em todo o estado. O secretário frisou a iniciativa do Programa RJ Digital para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, pois facilita e agiliza os serviços, contribuindo para uma resposta mais assertiva aos cidadãos fluminenses.

“Hoje o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do país e temos trabalhado intensamente na digitalização estadual, em parceria com os órgãos. Nosso objetivo, além de digitalizar, é integrar os serviços e, desta forma, facilitar a vida da população”, destacou o secretário Mauro Farias.

O encontro contou com a participação de Teresópolis, que integra o Programa RJ Digital. Presentes no evento, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Edmo Gonçalves, e os servidores João Victor Diniz, Bernardo Oliveira e Marcelo Viana.

Em Teresópolis, a Secretaria de Ciência e Tecnologia vem estruturando a sua identidade através do Programa TerêGovDigital. O programa é o principal balizador para congregar e integrar e oferecer os serviços públicos no formato digital. Desta forma, o Programa TerêGovDigital é a plataforma de Governo Digital da Prefeitura de Teresópolis. Sua finalidade é possibilitar a interação com o cidadão utilizando canais digitais para a resolução de problemas e consolidar a resposta de serviços, contribuindo para a transformação digital do setor público.

“Nosso Programa TerêGovDigital adota princípios e diretrizes para o aumento da eficiência da gestão pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão. Já alcançamos muitos avanços, como a implantação do sistema eletrônico de processos. O objetivo é garantir a melhor oferta de serviços digitais ao cidadão”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, os encontros e discussões para a transformação digital são altamente relevantes, pois a construção da transformação digital no setor público é uma construção coletiva e permanente e com a participação de todos.

“Os benefícios do Programa TerêGovDigital vão muito além de uma proposta de governo. É, antes de tudo, adotar uma postura e responsabilidade de política de estado para assegurar que cada cidadão tenha a oportunidade de ser incluído nessas transformações, reduzindo a burocracia, agilizando processos, oportunizando a ideia de cidadão governo e governo cidadão”.

Programa RJ Digital Municípios
Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em todo o estado, o Governo do Rio avança com o Programa RJ Digital Municípios e vem promovendo sua ampliação a todas as cidades fluminenses. Durante o Tech Gov Forum RJ, foi realizado um painel sobre o tema, moderado pelo secretário Mauro Farias.

As prefeituras puderam aderir ao programa em um espaço exclusivo no fórum. Mais de 50% já realizaram a adesão desde o lançamento. Em outra ação no encontro, o público participou da campanha de doações em apoio ao Rio Grande do Sul, realizada pelo Riosolidario em parceria com a Secretaria de Estado de Transformação Digital e com o Proderj.

A projeção do futuro, com o uso de novas tecnologias é desafiador, portanto, apresentar aplicações, bem como trocar experiências entre os administradores públicos de estados e municípios brasileiros é uma oportunidade ímpar para incrementar o desenvolvimento.