Teresópolis participa de evento sobre ambientes de inovação, promovido pelo Sebrae, em Petrópolis

No momento, você está visualizando Teresópolis participa de evento sobre ambientes de inovação, promovido pelo Sebrae, em Petrópolis
Worktalk sobre ambientes de inovação, promovido pelo Sebrae, em parceria com o Serratec e a Anprotec
Compartilhar:

Programa ‘Ecossistema Local de Inovação’ tem como proposta a atuação colaborativa entre empreendedores, instituições privadas e órgãos públicos, visando fortalecer o Parque Tecnológico da Região Serrana

O Sebrae Rio, em parceria com o Serratec (Parque Tecnológico Região Serrana) e a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), promoveu, nesta quinta-feira, 20, em Petrópolis, o Worktalk: Ambientes de Inovação – Uma tendência para os negócios de tecnologia. O secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinicius Oberg, representou a cidade e o Prefeito Vinicius Claussen no evento, que contou com uma manhã de networking, conhecimento e trocas de experiências sobre ambientes de inovação e tecnologia.

“A intenção do Sebrae é organizar o ambiente de inovação da Região Serrana, proporcionando um direcionamento para ações de políticas públicas, das universidades e do setor privado, com o objetivo de fortalecer o Parque Tecnológico da Região Serrana, que é um dos principais polos de inovação do estado do Rio e caminha para ser um dos principais do país”, enfatizou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

A programação incluiu palestra sobre o projeto ‘Ecossistemas de inovação e os impactos no território’, ministrada pelo Superintendente do Sebrae Pernambuco e Presidente da Anprotec, Francisco Saboya, idealizador do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Também foi apresentado painel com cases de sucesso, apresentando experiências do ecossistema de inovação de Recife/PE e Florianópolis/SC’, e ainda casos de sucesso espalhados pelo Brasil, com a participação de Lúcio Ribeiro, do Porto Digital, Gabriel Sant’Ana, da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), e Giulia Calheiros, da Anprotec.

O Sebrae apresentou o Programa ELI (Ecossistema Local de Inovação), com uma proposta de trabalho tendo como base a atuação colaborativa entre empreendedores, representantes de instituições privadas e órgãos públicos, que vai beneficiar e promover a inovação aos pequenos negócios. Aplicado em várias cidades pelo Brasil, o programa é baseado em seis pilares: Políticas Públicas; Capital; Governança; Programas e Ações; Ambientes de Inovação e ICTI (Índice de Custo da Tecnologia da Informação).

“Durante o encontro apresentamos os benefícios para o território de trabalhar um ecossistema de inovação, de forma estruturada e organizada. Passamos quais são os pilares e a importância de desenvolver um trabalho integrado envolvendo o Poder Público, universidades e as empresas de um modo geral, pontuamos sobre a relevância de ter esse grupo unido, pensando em ações para o desenvolvimento e inovação”, afirmou a coordenadora regional do Sebrae Serrana II, Cláudia Pacheco.

A coordenadora destacou que a implementação do ELI na Região Serrana será iniciada pelos municípios de Teresópolis e Petrópolis e que a segunda etapa do projeto será o mapeamento do ecossistema de inovação desses municípios, buscando o entendimento sobre a atuação de cada elemento ligado ao sistema de inovação. Os dados vão oferecer os subsídios para a implementação do programa ELI na Região Serrana.

Fotos: Divulgação