Você está visualizando atualmente Teresópolis participa de congresso sobre políticas públicas inteligentes, no México

Prefeito Vinicius Claussen integra delegação da Frente Nacional de Prefeitos em evento sobre planejamento urbano, infraestrutura verde, mobilidade e mudanças climáticas e desenvolvimento social

O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, integra a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa do ‘Smart City Expo Latam Congress’ 2023, no México, durante esta semana. Formada por nove gestores brasileiros, a delegação marca presença no congresso sobre políticas públicas inteligentes e faz visitas técnicas nas cidades de Mérida e Cancún.  Entre as pautas tratadas estão o planejamento urbano, infraestrutura verde, mobilidade e mudanças climáticas e desenvolvimento social.

O evento reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas, com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções orientadas ao melhor planejamento urbano e, em 2023, traz como urgência a necessidade de a América Latina desenvolver mais ações tecnológicas, projetos inovadores, novos modelos de financiamento e líderes que tomem decisões mais sustentáveis para o planeta.

“É muito importante para Teresópolis estar presente neste congresso, que aborda diversas questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades, com foco no planejamento urbano, infraestrutura verde, mobilidade e mudanças climáticas e desenvolvimento social. Além das visitas técnicas às cidades de Mérida e Cancún, que também vão agregar muito para os projetos de políticas públicas em nossa cidade”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

Além de participar do congresso, os gestores terão oportunidade de visitar Mérida e Cancún e conhecer suas administrações, prefeitos, secretários e políticas públicas, como a voltada aos idosos em Mérida.

Congresso e visitas técnicas

A programação foi iniciada, nesta segunda-feira, 22, com as visitas técnicas em Mérida, em Yucatán, junto da apresentação dos serviços e projetos da cidade e recepção pelo prefeito Renán Barrera Concha. Entre terça, 23, e quinta-feira, 25, ainda em Mérida, haverá a participação no congresso Smart City Expo Latam.

Na sexta-feira, 26, a delegação segue para as visitas técnicas no município de Benito Juárez, em Cancún, com a recepção da prefeita Ana Patrícia Peralta de la Peña, seguida por debate técnico com outros prefeitos da região de Quintana Roo – um dos 31 estados do México – sobre planejamento urbano e gestão dos territórios turísticos.

Além do Prefeito Vinicius Claussen, que é vice-presidente de Precatórios da FNP, a comitiva é formada pela Prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas; Prefeito de Maceió (AL) e vice-presidente de Proteção de Dados da FNP, João Henrique Caldas; Prefeito de Rio Verde (GO) e vice-presidente de Inovação no Agronegócio da FNP, Paulo Faria; Prefeito de Teófilo Otoni (MG) e vice-presidente de Economia Solidária, Daniel Sucupira; Prefeito de Itabira (MG) e vice-presidente de Cidades Mineradoras Sustentáveis, Marco Antônio Lage; Prefeito de Jaguariúna (SP) e vice-presidente de Telecomunicações, Gustavo Reis; Prefeito de Itabirito (MG), Orlando Caldeira; e pela Prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes.

A participação da comitiva brasileira é organizada pela FNP, que arca com as despesas dos prefeitos com apoio da Bright Cities – Upgrade Your City.