Teresópolis inicia 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Município mantém atendimento drive-thru em 2 locais e em 18 unidades de saúde, na cidade e no interior

Teresópolis iniciou nesta quinta, 16, a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que vai até o dia 8 de maio. O município recebeu 7.600 doses da Secretaria de Estado de Saúde e retomou a imunização nas unidades de saúde nesta quinta. Em Teresópolis, cerca de 20 mil pessoas foram imunizadas na 1ª fase da campanha.

A etapa é voltada para a vacinação de caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo; profissionais da força de segurança e salvamento; e doentes crônicos. Contudo, idosos e profissionais da saúde que ainda não tomaram a vacina devem se imunizar.

A partir desta sexta, 17, das 10h às 16h, o sistema drive-thru na Praça Olímpica (Várzea) e Espaço do Supermercado Guti, em Bonsucesso (3º Distrito), atendem caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo; e profissionais da força de segurança e salvamento, além dos idosos e profissionais de saúde. Doentes crônicos serão imunizados nos postos de saúde.

Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo devem apresentar, por ocasião da vacinação, documento comprobatório da atuação, como: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (para motorista – categorias C – D ou E) ou crachá funcional. Profissionais da força de segurança também devem apresentar documento que comprove sua atuação no segmento.

Quanto à imunização dos caminhoneiros, as unidades de saúde vão identificar os galpões que abastecem caminhões para agendar a vacinação desses trabalhadores. Motoristas de transporte coletivo que trabalham nas empresas localizadas no município também devem ser imunizados. Será agendada a aplicação da vacina nessas empresas.

Unidades de saúde

Quinze postos e unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h: PSFs do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fazenda Alpina, Granja Florestal, Granja Guarani, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem GrandeVenda Nova, Unidade Móvel Fazenda Ermitage, Unidades de Saúde de Albuquerque, Água Quente e Vieira. Já os PSFs de Fonte Santa, Meudon e Rosário funcionarão em horário estendido, das 8h às 19h.

Doentes crônicos

A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos. Para este grupo se faz necessário a apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina ou um receita médica com prescrição do medicamento utilizado pelo paciente que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.

Vacinação em domicílio

Em caso de pacientes acamados entrar em contato com a secretaria de saúde para agendamento nos telefones: 99082-4863 / 99091-1852 (contato telefônica por WhatsApp com as seguintes informações: nome completo do idoso, idade, endereço completo e telefone de contato).

Todas as visitas serão realizadas por equipe da Secretaria de Saúde com agendamento prévio telefônico, em dias e horários oportunos, incluindo-se sábados e domingos.

Crianças e professores

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) fazem parte do grupo prioritário que será contemplado na 3ª fase da campanha, que se inicia a partir de 09 de maio. Houve a transferência do grupo de professores das escolas públicas e privadas para a terceira etapa.