Você está visualizando atualmente Teresópolis implementa Rede de Emergência de Radioamadores para auxiliar nas comunicações da Defesa Civil

O Grupo de Radioamadores de Teresópolis integrará a matriz de responsabilidade do provimento de comunicações do plano de contingência municipal

Com o objetivo de ampliar a comunicação para as situações de emergência e calamidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, firmou parceria com o Grupo de Radioamadores de Teresópolis (GRATE), para a implementação de uma rede integrada de comunicação de emergência para estruturar e auxiliar a Defesa Civil na resposta nas situações adversas.

Coordenada pelo Grupo de Radioamadores de Teresópolis (GRATE), a rede de rádio emergência propiciará a integração de comunicação entre os órgãos de Segurança Pública, Defesa Civil e comunidades para o auxílio imediato em situações de emergências e calamidades.
O GRATE é uma associação sem fins lucrativos, fundada de fato em 1˚ de Janeiro de 2001 e declarada de utilidade pública municipal pela Lei 3.194/2013.

A instituição tem por objetivo a prestação de serviços relacionados com o radioamadorismo, faixa do cidadão e radiocomunicação à comunidade, forças armadas, entidades públicas e privadas bem como promover pesquisa e disseminar conhecimento técnico-científico e operacional, promover treinamento e realizar operações de comunicações de emergência, atividades de caráter cultural, filosófica e filantrópica, devendo sempre observar a legislação e normas em vigor no país referentes à telecomunicações, serviço de radioamador e faixa do cidadão.

O Grupo de Radioamadores de Teresópolis está sediado em espaço central no prédio do terminal rodoviário José de Carvalho Janotti através de parceria com a Prefeitura. A rede fará parte da matriz de responsabilidade do Plano de Contingência e terá importante aplicação em todo o município.

Os equipamentos compostos de antenas repetidoras e estações de rádio serão disponibilizados pelo Grupo de Radioamadores de Teresópolis, de forma gratuita. Carlos Guinle, presidente do GRATE, enfatiza sobre a importância de integrar os órgãos públicos com o radioamadorismo para atuar em conjunto para a gestão de crise e gestão de desastres. Carlos lembra a necessidade de integrar as comunicações para que essa não se perca, dificultando a ajuda e o socorro.

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, destaca a importância de somar forças com instituições renomadas que realizam trabalhos sérios com o objetivo de salvar vidas. “A tecnologia do radioamadorismo é essencial no mundo inteiro para a comunicação e prestação de serviços para reduzir o sofrimento humano. Esse tipo de parceria chancela o empenho do Governo Vinicius Claussen no compromisso de adoção de medidas cada vez mais assertivas na gestão do risco e segurança humana”.

O Major Fábio Pimentel, diretor técnico da Secretaria de Defesa Civil, destaca que a parceria visa à implementação de uma nova metodologia que facilitará a comunicação principalmente nas situações em que o órgão precisa atuar numa resposta imediata e assertiva nos serviços essenciais numa situação de desastre, bem como na assistência às vítimas.

Fotos: Nycolli Mello