Teresópolis ganha polo de ensino CEDERJ

Termo de cooperação foi assinado entre a Prefeitura de Teresópolis e a Fundação CECIERJ  nesta terça (11)
Previsão é de oferta de cursos semipresenciais já a partir do primeiro semestre de 2021

A Prefeitura de Teresópolis e a Fundação CECIERJ oficializaram nesta terça-feira, 11, a abertura do 35º polo CEDERJ, que será instalado no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) localizado no município. O termo de cooperação foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e a presidente da instituição Maria Isabel de Castro de Souza. A previsão é de que o polo oferte vagas em cursos de graduação a partir do próximo ano, no período letivo de 2021.1, além da ampliação de oferta de vagas da rede de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Pré-Vestibular Social  (PVS).

“O polo CEDERJ é uma grande conquista para Teresópolis, algo que fomos construindo coletivamente com o CECIERJ ao longo de meses, visando reestruturar o ensino superior e técnico gratuito em Teresópolis. A proposta é ir agregando cada vez mais cursos de graduação, extensão e pós relacionados às vocações do município, com isso abrindo novos caminhos para os nossos jovens e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho local”, comenta o Prefeito Vinicius Claussen.

“É importante ressaltar que estamos assinando um acordo, que vamos trabalhar juntos. Estamos aqui hoje para mostrar como a Fundação toda está engajada nesse projeto, que deve ser um legado, não uma ação pontual, integrando as políticas públicas da educação municipal”, diz a presidente Maria Isabel de Castro de Souza.

A posição sobre o investimento é reforçada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg: “A população de Teresópolis é muito carente na questão da oferta de graduação pública. Muitos precisam ir para outros municípios para estudar. A partir de agora, a gente vai ter a possibilidade de oferecer isso aqui em Teresópolis”, comenta.

Além da presidente da Fundação CECIERJ, estiveram presentes na assinatura do termo de cooperação o Vice-Presidente de Educação Superior a Distância, Gláucio José Marafon, o Vice-Presidente Científico, Robson Coutinho Silva, a Diretora de Polos, Cristiane Bittencourt,  o Diretor do CEJA, Sidney Borges de Souza, e o Diretor do Pré-vestibular Social, Luiz Bento.

“A Fundação, além de oferecer o Ensino Superior, pode pensar em parcerias com a Prefeitura, em vários acordos para agregar a questão da pesquisa atrelando a graduação e extensão. Aproveitar que temos desenvolvedores, equipe pedagógica e de designers para elaborar cursos técnicos e capacitar as pessoas que moram na região para empreender no próprio local”, explica Maria Isabel de Castro Souza.

CONHEÇA O CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CEDERJ

O Cederj-Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro é administrado pela Fundação Cecierj, com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Capes e da UAB, e conta também com apoio das prefeituras municipais onde os seus polos estão instalados. É composto por uma rede de 11 universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, das quais sete oferecem cursos de graduação a distância semipresencial: Cefet, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.