Teresópolis ganha Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Compartilhar:

Órgão vai cuidar das políticas públicas sobre os animais 

De autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal nesta quinta (4), Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, o projeto de criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.

Sem custos para os cofres públicos, o novo órgão terá como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos. Vai atuar com pessoal realocado de cargos já existentes em outros setores da Prefeitura.

O Prefeito Vinicius Claussen estava presente na sessão legislativa extraordinária e comemorou a votação. “Essa é uma proposta do nosso plano de gestão e foi elaborada junto com o Vereador Tenente Jaime. A causa animal é uma questão de saúde pública. Desejamos que os donos tenham responsabilidades para ter a tutela e que os animais sejam tratados como merecem”, disse o Prefeito.

A Coordenadoria será vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fará a interlocução entre os setores da Administração Municipal e também junto ao Legislativo, sociedade civil organizada, entidades e instituições. Entre as ações previstas a serem executadas pela Coordenadoria estão a realização de convênio com o curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para a realização das cirurgias de castração; a implantação do Sistema de Identificação dos Animais, através de microchips, incentivando a posse responsável; e a realização de campanhas de conscientização sobre posse responsável e de adoção dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal, entre outras iniciativas.

“Desde 2011 a cidade tem vários animais abandonados. Naquela época, não tínhamos direção a seguir, mas hoje, dia de São Francisco, protetor do animais, conseguimos essa vitória. É um alento aos protetores e às organizações defensoras da causa animal”, comemorou o Vereador Tenente Jaime.