Você está visualizando atualmente Teresópolis entrega Troféu 1º de Maio e empossa integrantes do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda

Vinte e dois profissionais foram homenageados nesta terça-feira, 11/05, com a entrega do Troféu 1º de Maio – Dia do Trabalhador, pelo destaque no combate à pandemia do coronavírus. Também foram empossados os 27 Conselheiros do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (COMUTER). Homenagem e posse aconteceram durante a abertura da 1ª Conferência Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, evento realizado pelo COMUTER e a Prefeitura de Teresópolis, com organização da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, e cuja programação virtual e parte presencial segue até esta quinta-feira, 13/05.

“A Gestão Municipal se mantém empenhada nas iniciativas que impulsionem a geração de emprego e fortaleçam as atividades econômicas, para que trabalhadores e empregadores possam garantir o seu sustento e o de suas famílias. Com a união dos esforços e criatividade podemos vencer as dificuldades econômicas e sanitárias impostas pela pandemia. Estes homenageados representam categorias de trabalhadores que se dedicam diariamente no combate ao coronavírus e na manutenção dos empregos”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen.

Outras ações vão marcar o mês do Trabalho em Teresópolis, sendo a de maior destaque a inauguração da Casa do Trabalhador, prevista para o dia 27 de maio. Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado através da Lei nº 6.611/2013, a Casa do Trabalhador tem o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

“A recomposição dos Conselheiros faz parte do fortalecimento do Conselho Municipal de Trabalho é outra ação do Programa Pra Cima Terê que estamos realizando neste mês. Com a construção de uma Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda poderemos definir ações que continuem a promover Teresópolis como uma excelente cidade para investimentos privados, e assim atrair ainda mais empregos” explicou o Secretário Municipal Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal, Felipe Coelho “o saldo positivo do CAGED nos últimos meses reforça que estamos seguindo por um caminho certo. A realização desta Conferência Municipal é mais uma ação que estimula a geração de empregos e a importância destas categorias profissionais que hoje são homenageadas.”

Entre as atividades da programação do Maio do Trabalhador, organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, está prevista a inauguração da Casa do Trabalhador, um programa do Governo do Estado que amplia os serviços do SINE Municipal oferecendo qualificação e formação profissional. “Com a Casa do Trabalhador, além da intermediação das entrevistas de emprego, emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego, Teresópolis passará a apoiar o trabalhador na sua formação, com foco em cursos voltados para a necessidade e vocações da cidade. Parabenizamos o SINE Teresópolis pelas ações de referência no nosso Estado:, destacou o Secretário de Estado de Trabalho, Capitão Paulo Teixeira, que também participou da abertura da Conferência.

Homenageados com o Troféu 1º de Maio

1 – Segurança/Policia Militar: Rogério Honorato Couto: 2 – Defesa Civil: José Roberto Machado do Nascimento; 3 – Educação: Carlos Henrique de Souza; 4 – Agricultura: Monique Lopes Silva; 5 – Saúde/Vigilância Sanitária: Wilson Fernando Ferreira; 6 – Saúde/Coordenação PSF: Patrícia de Oliveira Barbosa; 7 – Saúde/Serviço de Atendimento Domiciliar: Sandra do Nascimento; 8 –Posto de Testagem: Graziela Duarte Rocha Ferreira: 9 – Saúde/Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Raquel Pereira de Proença; 10 – Saúde/Divisão de Vigilância Epidemiológica: Renata Pereira de Azevedo; 11 – Saúde/Hospital das Clínicas de Teresópolis: Maisa Maia Marques Correa; 12 – Segurança/Corpo de Bombeiros: Josimar Ponciano Rodrigues; 13 – Saúde/Hospital São José: Fabíola de Souza; 14 – Turismo/Hotel Le Canton: Ana Lucia de Souza Silva; 15 – Segurança/Guarda Civil Municipal Roni Caetano; 16 – Administração: Regina Gomes Lacher Cury; 17 – Saúde /Motorista Logística: Rose da Silva Moraes; 18 – Indústria: Thiago de Mattos Azevedo; 19 – Comércio/Supermercado: Vanderlei Bernardo da Silva; 20 – Comércio/Farmácia: Denílson Alves da Rocha; 21 – Trabalho/SINE Teresópolis: Renata dos Santos Telles; 22 – Turismo: Andressa Rollo da Silva; 23 – SAÚDE/UPA: Dalni Bernardo Aguiar.

Posse dos Conselheiros

Órgão responsável por deliberar, definir e aprovar as políticas públicas municipais de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda em Teresópolis, o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (COMUTER) reúne representantes de 27 instituições, que formam as bancadas dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público. Os conselheiros foram empossados para o mandato 2021/2022. Nesta quarta-feira os novos Conselheiros, Titulares e Suplentes, seguem com a Conferência para a elaboração do Plano Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis.

Programação Mês do Trabalho

Focada nos esforços para continuar preservando os empregos dos teresopolitanos, a Secretaria de Trabalho organizou um cronograma de atividades para o mês de maio.
• Feirão ‘Emprega Terê’ (17 a 28/05)
• Seminário Virtual do Trabalhador (18 a 20 de maio)
• Inauguração da Casa do Trabalhador (25/05), com previsão do primeiro curso para 27/05.
• WebSérie do Trabalhador (todas as sextas-feiras)

Informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho podem ser obtidas no Portal do Trabalhador: www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador/

Fotos: Bruno Nepomuceno