Teresópolis elege seus 10 Conselheiros Tutelares

Compartilhar:

Responsáveis por fiscalizar e proteger crianças e adolescentes, titulares e suplentes tomarão posse em janeiro

No último domingo, 1º de outubro, aconteceu em todo o Brasil a eleição para o Conselho Tutelar. Em Teresópolis, houve participação recorde de eleitores e 5.464 pessoas foram às urnas para eleger os 10 Conselheiros Tutelares titulares e os 10 suplentes. Puderam votar todos os cidadãos de 16 anos ou mais, em dia com a Justiça Eleitoral. Concorreram ao cargo 44 candidatos, sendo 8 homens e 36 mulheres.

A eleição aconteceu no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Os novos (ou reeleitos) conselheiros tutelares tomarão posse em 10 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos.

O Conselho Tutelar é um órgão importante e independente, responsável por garantir que os direitos da população infanto-juvenil sejam respeitados. Pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outras.

Veja a lista de eleitos e seus suplentes, de acordo com seu total de votos, publicada nesta terça-feira, 03/10, na edição extraordinária do Diário Oficial do Município (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/1016):

Titulares:

Thayssa Gomes (404 votos);
Alexandre Lima (273 votos);
Giovanni Moreira (252 votos);
Thiago Duque (232 votos);
Thaiane da Costa (231 votos);
Djair Alves (228 votos);
Lusiane da Silva (204 votos);
Mauro da Silva (204 votos);
Denise Teixeira (189 votos);
Marcos Viana (177 votos).

Suplentes:

Célia Rodrigues (170 votos);
Mônica Carvalho (167 votos);
Valéria Rocha (159 votos);
Tatiana Charles (151 votos);
Gabriela Silva (148 votos);
Raquel Soares (136 votos);
Vitória de Paulo (124 votos);
Camila Magalhães (117 votos);
Izabel Cristina Rangel (116 votos);
Viviane Moraes (111 votos).