Teresópolis é o primeiro município a ter Escritório Avançado do Governo do Estado para agilizar obras

Com base na cidade, escritório vai atuar em toda a Região Serrana

A cidade de Teresópolis irá receber, na próxima segunda-feira (18), um Escritório Avançado da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA). O objetivo é obter eficácia na conclusão das obras de recuperação da Região Serrana, que se encontram em andamento desde 2011.

O escritório da SEINFRA vai funcionar no Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas (antigo Fórum), na Várzea. O prédio, onde funcionam diversas secretarias, órgãos municipais, federais e entidades, recebeu novas pintura e placas de identificação e as salas para atendimento ao público foram reorganizadas.

De acordo com o Prefeito Vinicius Claussen, a instalação desse escritório é um ganho muito grande para a cidade. “Esse escritório da SEINFRA vai melhorar a atenção, a fiscalização e vai dar mais celeridade às obras em Teresópolis. Ele vai garantir mais segurança ao governador e ao governo do estado para continuar investindo em Teresópolis. A informação que eu tenho é que, uma vez inaugurado, o escritório vai poder nos apoiar em outros projetos especiais em parceria com o Estado. Projetos nas áreas de Turismo, Infraestrutura e Zeladoria e na parte de Saneamento, por exemplo. É um ganho muito grande ter o escritório da Secretaria de Infraestrutura e Obras em Teresópolis e poder contar com a força do Estado do Rio de Janeiro e o apoio do Governador Wilson Witzel”, disse o prefeito.

No novo espaço, cedido pela Prefeitura de Teresópolis, vai trabalhar uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, geólogos e assistentes sociais. Estes profissionais irão desenvolver ações correlatas com a gestão e a fiscalização dos contratos e ainda prestar apoio técnico para toda a região do entorno.

Obras na Região Serrana

Atualmente a Região Serrana contabiliza cinco obras de contenção em licitação em Teresópolis, 10 em Nova Friburgo e uma em Bom Jardim. Além disso, há, também em licitação, uma obra de galeria de drenagem em Bom Jardim, uma obra de drenagem de Águas Pluviais e Estabilização de Talude em Petrópolis e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Areal. Outras sete contenções já estão em execução na cidade de Teresópolis. Além disso, existem unidades habitacionais ainda a serem entregues em Teresópolis (500); Sumidouro (120); São José do Vale do Rio Preto (120); Itaipava/Benfica (120); Mozela (220), em Petrópolis; e Areal (153).

“A missão da Seinfra é prover o apoio multidisciplinar e servir ao povo fluminense. Neste caso, os servidores estarão mais próximos das frentes de trabalho”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Horácio Guimarães.

Estudos estão sendo realizados no sentido de viabilizar futuras instalações de mais escritórios avançados em outras localidades do estado do Rio. Entre elas, estão as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, também na Região Serrana, Niterói, na Região Metropolitana, Volta Redonda no Sul Fluminense e Macaé, no Norte Fluminense.

SERVIÇO:

Inauguração do Escritório Avançado da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA)
Dia: Segunda-feira, 18 de março
Local: Avenida Lucio Meira 375, Centro, Teresópolis (antigo Fórum)