Teresópolis é bicampeã do Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ na categoria Educação

No momento, você está visualizando Teresópolis é bicampeã do Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ na categoria Educação
Compartilhar:

Iniciativa reconhece as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil

Teresópolis sagrou-se bicampeã no eixo Educação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro no Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023, em cerimônia na Fecomércio, na capital, nesta segunda-feira, 6. Realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, o prêmio reconhece, fomenta e incentiva a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 11 de dezembro, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados.

“Uma grande alegria saber que todo o trabalho dos servidores da Educação está sendo reconhecido por um grande veículo de comunicação, a Rede Bandeirantes. Parabéns à secretária, Satiele, e a todos os servidores que fazem a Educação do nosso município, com mais de 100 escolas e 23 mil alunos atendidos. A Educação de Teresópolis passa por um momento de transformação e esse prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo!”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado da secretária da pasta, Satiele Santos, e do subsecretário de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcante.

O Prefeito enumerou investimentos da gestão na Educação, na cidade e no interior, como a inauguração de quatro sedes próprias de unidades de ensino e do CMEI José Maria Leitão Carneiro, construído pelo governo do estado e administrado pela SME; ampliação e reforma de cinco unidades, além de outras em andamento; ampliação das vagas de creche; convocação de 600 professores do concurso; entrega de 1300 notebooks para os professores; e entrega de tablets para os alunos.

O Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A iniciativa tem como objetivos reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A premiação analisou os municípios fluminenses em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade. A avaliação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Na Educação, entram critérios como analfabetismo, acesso à Educação Infantil, expectativa de anos de estudo e gastos em Educação. “Uma felicidade imensa recebermos esta premiação pela segunda vez e ver Teresópolis se destacando em âmbito estadual novamente. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento que vem fazendo na Educação do nosso município e aos servidores da SME, que, com amor e dedicação, contribuem para o desenvolvimento da Educação de nossa cidade”, frisou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No próximo dia 11 de dezembro, acontece, em Brasília (DF), a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.

Fotos: Bruno Nepomuceno