Teresópolis capacita servidores municipais sobre compras e contratações para 2020

Realizado nesta quarta-feira, 11, o treinamento das equipes técnicas da Prefeitura sobre o Pecompe (Plano Estimativo de Compras Públicas). Coordenada pelo secretário municipal de Administração, Lucas Guimarães, a capacitação teve como objetivo o planejamento das aquisições e contratações da administração direta e indireta para 2020.

Foi a primeira turma da Escola do Servidor, criada pela Gestão Municipal para a formação continuada dos servidores envolvidos diretamente nos procedimentos licitatórios.

“As licitações realizadas pela Prefeitura são transmitidas ao vivo e podem ser acompanhadas pela internet, através do YouTube. Além dos canais formais, como o Diário Oficial Eletrônico do município e da publicação dos editais em veículos de grande circulação a relação das concorrências públicas são divulgadas via WhatsApp. Em 2020, será implantado o pregão eletrônico e todos os processos terão andamento por sistema on-line. Vamos acabar com o uso do papel. Temos que evoluir, tirar a Prefeitura do século 19 e trazer para o século 21”, pontuou Lucas Guimarães.

De acordo com levantamento da Secretaria de Administração, até o início de dezembro, a Prefeitura havia realizado 259 procedimentos licitatórios de aquisição ou de contratação, com 513 empresas participantes. Desse montante, 312 empresas foram contratadas pela Prefeitura, das quais 102 são de Teresópolis.

“O objetivo principal do Pecompe é facilitar cada vez mais o acesso dos microempreendedores individuais e empresários de pequeno e médio portes da cidade às aquisições feitas pela Prefeitura. Quanto mais os empresários locais participam, mais dinheiro circula em Teresópolis, fortalecendo a economia local”, destacou Lucas Guimarães.

O próximo treinamento está marcado para o dia 18 de dezembro.