Teresópolis capacita educadores da rede municipal para implantação do programa ‘Saber Saúde’

Prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser trabalhado

Marcado para estas quinta, 28, e sexta, 29, o 1º Simpósio sobre o ‘Saber Saúde’, programa criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a fim de promover hábitos saudáveis voltados aos alunos das escolas municipais. O simpósio será realizado no auditório da empresa Alterdata (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 227), na Tijuca.

O objetivo é capacitar diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para que coloquem a iniciativa em prática, através do Programa Saúde na Escola (PSE). A prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser abordado na formação dos educadores, para ser trabalhado em sala de aula.

Entre os palestrantes, estão profissionais das secretarias municipais de Saúde de Teresópolis e de Petrópolis, da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Mesas redondas e dinâmicas de grupo fazem parte da programação. Na quinta-feira, 28, o evento será realizado de 8h às 16h30, e na sexta-feira, dia 29, acontecerá de 8h às 15h30.

Os programas

• Saber Saúde: foi criado pelo INCA para promover hábitos saudáveis voltados às crianças, adolescentes e jovens. São abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.
  • Saúde na Escola: Teresópolis aderiu este ano ao PSE. O programa foi criado pelo Governo Federal como uma política entre os ministérios da Saúde e de Educação para promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
  • Programa Municipal de Controle do Tabagismo: atuante há 16 anos, realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. São feitas entrevistas individuais e eles participam de encontros durante três meses. Quem se compromete a parar de fumar, passa para um grupo de manutenção, onde tem acompanhamento durante 18 meses.

Programação do 1º sobre o Programa ‘Saber Saúde’

Quinta, 28/11

• 8h, Entrega de material
  • 8h15, Abertura
  • 8h30, Palestra “As políticas públicas de saúde e a inclusão do ‘Saber Saúde’ nas Diretrizes da Convenção Quadro”
  • 9h, Sugestão pedagógica de aplicação do programa ‘Saber Saúde’
  • 9h30, Intervalo
  • 10h, Projeto do INCA ‘Saber Saúde’
  • 11h, Palestra “Tabagismo no Brasil, doenças e agravos”
  • 12h, Almoço
  • 13h, Exibição do filme “Conspiração Tabaco”
  • 13h20, Dinâmica “Experimentando para fazer”
  • 15h, Intervalo
  • 15h20, Mesa redonda com ex-fumantes, médico, psicólogo e integrante do programa ‘Fique Esperto’, de prevenção ao uso de drogas, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis
  • 16h30, Encerramento.

Sexta, 29/11

• 8h, Palestra sobre a história do Programa de Controle do Tabagismo de Teresópolis
  • 8h45, Palestra sobre o programa ‘Fique Esperto’, de prevenção ao uso de drogas
  • 9h, Palestra sobre o Programa ‘Saber Saúde’ de Petrópolis
  • 9h50, Intervalo
  • 10h, Dinâmica “Capacitando as Escolas”
  • 11h, Planilhas de preenchimento INCA
  • 12h, Almoço
  • 13h, Palestra “Promoção de saúde – Programa Saúde na Escola (PSE)”
  • 13h20, Dinâmica final
  • 15h, Intervalo
  • 15h30, Término do Evento.