Encontro que discute políticas públicas de desenvolvimento urbano segue nesta quinta, 04/07, na Universidade Estácio
Com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’, e o lema ‘Cuidando do Teresopolitano’, teve início nesta quarta, 03/07, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. Com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, o encontro tem como objetivo propor políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e resíduos sólidos.
Realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e o Conselho Municipal da Cidade, por meio da Comissão Organizadora, o evento continua nesta quinta-feira, 04/07, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, Várzea). No final, serão eleitos os delegados que irão defender as moções do município na 6ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para acontecer em novembro.
“A gestão do Prefeito Vinicius Claussen sempre esteve preocupada com a participação popular em diversas ações e projetos e realizar a conferência municipal fortalece esse relacionamento entre o poder público e as entidades representativas da sociedade organizada. A ideia é que possamos pensar no futuro do nosso município e propor ações em que os Governos Estadual e Federal atuem nos territórios, de forma efetiva, com a aplicação de recursos nas áreas apontadas pelos cidadãos”, pontuou o presidente da 6ª Conferência Municipal das Cidades, Lucas Guimarães, atual Ouvidor Geral do Município.
Assessor especial do Governador Cláudio Castro, Alex Castellar destacou a importância do debate coletivo na busca de soluções para os problemas do ordenamento urbano. “É fundamental esse momento de escuta das complexidades e diversidades da cidade. Importante também trazer os mais jovens para esse debate da construção de um futuro melhor. Vale a pena se reunir e se organizar, apesar das visões diferentes. Todas as propostas devem ser postas na mesa para termos uma Teresópolis melhor”, opinou.
Presidente do Conselho Municipal da Cidade, Fábio Cunha Cardoso agradeceu a participação do público. “O Conselho vem sendo remodelado para transmitir o real interesse da sociedade civil para Teresópolis. É uma construção técnica que busca as melhores soluções para o nosso futuro. Sairemos da conferência com propostas para fortalecer nosso município”, disse Fábio, que é secretário municipal de Planejamento.
A abertura do evento contou com a presença de Bruna Motta, superintendente de Gestão de Impacto Social da Secretaria Estadual das Cidades. “Temos uma mobilização histórica de municípios com conferências agendadas e convocadas. Agradeço a Teresópolis por contribuir para que o Estado do Rio de Janeiro seja um dos mais mobilizados, visto que é nas cidades onde devem ser discutidas as questões de interesse da população”, relatou.
Também marcou presença no evento o Vereador Paulinho Nogueira.
Temas do debate : A 6ª Conferência Municipal das Cidades tem três eixos de debate, com o objetivo de propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta:
Eixo 1) Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas: Habitação e regularização fundiária; Saneamento básico; e Mobilidade urbana.
Eixo 2: Gestão Estratégica e Financiamento: Fortalecimento e integração dos Conselhos Municipais; O Plano Diretor como indutor do desenvolvimento sustentável, igualitário e acessível; A qualidade dos serviços públicos e o acesso gratuito pela população.
Eixo 3: Grandes Temas Transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; Transformação digital e território; Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares.
As informações gerais sobre a conferência podem ser conferidas pelo portal https://www.teresopolis.rj.gov.br/6a-conferencia-municipal-das-cidades/.
A 6ª Conferência Municipal das Cidades segue nesta quinta, dia 04, com a seguinte programação:
9h, Credenciamento.
9h30, Grupo de Debate do Eixo 1 (Sala A) – Mobilidade Urbana.
9h30, Grupo de Debate do Eixo 2 (Sala B) – A qualidade dos serviços públicos e o acesso gratuito pela população.
9h30, Grupo de Debate do Eixo 3 (Sala C) – Segurança Pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares.
Auditório:
10h45, Plenária Final: Exposição oral das propostas dos grupos de debates do Eixo 1.
13h15, Plenária Final: Exposição oral das propostas dos grupos de debates do Eixo 2.
14h30, Plenária Final: Exposição oral das propostas dos grupos de debates do Eixo 3.
15h45, Plenária Final: Período de votação das moções.
16h, Plenária Final: Eleição dos delegados e delegadas para a etapa estadual.16h45, Encerramento da 6ª Conferência Municipal das Cidades.
Fotos: Bruno Nepomuceno.
01 e 02: Lucas Guimarães abre a 6ª Conferência Municipal das Cidades em Teresópolis
04: Representantes do poder público e da sociedade civil participam como delegados e observadores da 6ª Conferência Municipal das Cidades em Teresópolis
32: Alex Castellar (ao microfone) destaca a importância do debate coletivo para solucionar os problemas do ordenamento urbano
44: Na mesa de abertura da 6ª Conferência Municipal das Cidades: Ecléa Pérsigo Moraes, da Universidade Estácio; Luciano Savattone, vice-presidente do Conselho Municipal da Cidade; Fábio Cunha Cardoso, presidente do Conselho Municipal da Cidade e secretário municipal de Planejamento; Lucas Guimarães, presidente da Conferência e Ouvidor Geral do Município; Vereador Paulinho Nogueira; Bruna Motta, superintendente de Gestão de Impacto Social da Secretaria Estadual das Cidades; Rodrigo Rosa Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis; e Ricardo Raposo, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Campo Limpo, Prates e Boa Vista
56: Fábio Cunha Cardoso fala sobre Habitação e regularização fundiária no Eixo 1 da programação, abordando as ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) nos bairros Caleme, Beira Linha, Fonte Santa, Quinta Lebrão e Santa Cecília