Você está visualizando atualmente Teresópolis 133 anos: Missa pelo Aniversário da Cidade é celebrada pelo Bispo Dom Joel na Matriz de Santa Teresa

A missa em ação de graças pelo 133º aniversário de Teresópolis reuniu a comunidade católica, autoridades e o público na Igreja Matriz de Santa Teresa no último sábado, 6 de julho.

“Sejam todos bem-vindos, autoridades do Executivo e do Legislativo e o povo de Teresópolis, a joia mais preciosa da cidade, que acolhe com muito carinho aqueles que sobem a Serra procurando o que nós temos de melhor: a mão de Deus sobre nós, essa paisagem belíssima e tudo o que o município oferece”, disse o padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros ao receber o público, o Bispo Diocesano Dom Joel Portella Amado e os celebrantes.

Durante o acolhimento, o padre Jorge lembrou que o decreto de emancipação da então Freguesia de Santo Antônio do Paquequer da cidade de Magé foi assinado em 6 de julho de 1891 na Praça da Igreja Matriz de Santa Teresa, quando foi elevada à categoria de município, recebendo o nome de Teresópolis em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina e sendo consagrado à padroeira, Santa Teresa.

“Nós nos colocamos diante de Deus para celebrar o aniversário da cidade à luz da fé! Agradecemos por tudo o que vem sendo feito pela cidade ao longo do tempo e pedimos a Deus que a proteja, ilumine quem dela cuida e que fortaleça cada teresopolitano e visitante”, conclamou o Bispo Dom Joel, que presidiu a missa, celebrada com os padres Jorge, Geraldo Guarilha, Marcelo Alvarenga, André Rodrigues e Tiago Henrique.

No final da celebração, o paroquiano Gustavo Pinheiro fez a entrega do Título de Cidadão Honorário ao Bispo Dom Joel, concedido por indicação do Vereador Leonardo Vasconcellos, presidente da Câmara Municipal. A secretária de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, entregou flores ao Bispo em nome do município.

O momento de fé foi acompanhado pelos secretários municipais Eliane de Moraes Leite (Assistência Social e Direitos Humanos), Ricardo Guarilha (Cultura), Cleiton Pimentel (Ciência e Tecnologia), Iracema Toledo Braga (Direitos da Mulher) e Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública); pelos subsecretários Hilna Gallo, Edmo Gonçalves e Renata Braga e pelos vereadores Paulinho Nogueira e Teco Despachante.

Fotos: Bruno Nepomuceno.