Posto também oferece atendimento em Libras
Buscando a constante melhoria de oferta de serviços ao cidadão, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária implementa o Atendimento Social Especializado no Posto do SINE Teresópolis, localizado no 1º piso da Prefeitura. O posto também oferece atendimento em Libras para surdos-mudos.
O objetivo do Atendimento Social Especializado é dar atenção específica nos encaminhamentos feitos pela Rede de Proteção Básica e Especial, como centros de referência de assistência social, Conselho Tutelar, Secretaria dos Direitos da Mulher e Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.
“A pessoa encaminhada para o Atendimento Especializado é acolhida por uma assistente social, profissional com formação adequada para acolher nas situações específicas, gerando maior qualidade no atendimento e conforto e segurança para quem está sendo atendido”, enfatiza o secretário de Trabalho, Vinicius Oberg.
Os encaminhamentos são feitos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Setor de Habitação de Interesse Social e Setor de Cadastro Único, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social; Conselhos Tutelares; Secretaria dos Direitos da Mulher; Vara da Infância, da Juventude e do Idoso; entre outros órgãos ligados à Rede de Proteção Básica e Especial. São feitos de 200 a 300 atendimentos sociais especializados por mês.
O SINE realiza os serviços de cadastramento de currículos e vagas para emprego, emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego, além de orientação para o mercado de trabalho.
É importante ressaltar que o Atendimento Social é exclusivo para os casos encaminhados pela Rede de Proteção Social, de acordo com prévio agendamento.
O posto funciona no 1º piso da Prefeitura, com horário de atendimento das 9h às 16h. O telefone para informações é (21) 2742-3352, ramal 258.
Foto: Jorge Maravilha