Servidores de 10 municípios participam de apresentação sobre Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ em Teresópolis

Com a participação de servidores de prefeituras e de câmaras municipais, de 10 cidades da região, aconteceu nesta segunda (20), no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura), no Polo Teresópolis, a apresentação do ‘ECG Presente’, projeto da Escola de Contas e Gestão, vinculada ao TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).

O projeto conta com o oferecimento gratuito de cursos híbridos (parte on-line e parte presencial) e presenciais, voltados para a Gestão e Fiscalização de Contratos, Contratação e Fiscalização de Obras Públicas e Gestão de Bens Patrimoniais, entre outros. A missão da escola é promover ensino e pesquisa na área de gestão pública, por meio de capacitação, através de cursos; formação, por meio de oferta de bolsas de estudo e programas de pós-graduação; e pesquisa, com a realização de eventos, publicações, prêmios e programas de pesquisas.

“O TCE busca a orientação e é necessário que todos possam ter estrutura e informação para que o trabalho transcorra da melhor forma possível. É importante perceber quem precisa de capacitação específica. Além disso, é fundamental que o conhecimento adquirido durante os cursos seja disseminado nos setores nos quais esses servidores atuam”, destacou a diretora-geral da Escola de Contas e Gestão, Karen Stefan Dutra, que, durante a apresentação, divulgou o calendário 2019 dos cursos do ECG Presente.

Além de Teresópolis, que é um dos municípios-sede da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, estiveram presentes funcionários de órgãos municipais de Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Guapimirim, Levy Gasparian, Macuco, Petrópolis e Três Rios.

Secretários, subsecretários municipais e representantes do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis e do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) também participaram do encontro.

“Essa interação com a Escola de Contas e Gestão do TCE é muito importante porque serve como um estímulo para os servidores. Receber funcionários de prefeituras e de câmaras municipais de várias cidades vizinhas também contribui para esse intercâmbio de informações”, pontuou a secretária de Controle Interno, Yára Rocha, representante da ECG em Teresópolis.

Foto: Jorge Maravilha