Em janeiro, a Gestão Municipal coloca em ação o projeto completo do Integra Terê, Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana de Teresópolis. A integração é um dos braços do sistema de mobilidade urbana por meio da qual o usuário poderá trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, desde que utilize o cartão do Bilhete Único Municipal.

O projeto Integra Terê visa benefício social, igualdade de oportunidades, acessibilidade, mobilidade e custo para toda Teresópolis. A Prefeitura está aumentando, por exemplo, a empregabilidade de quem mora em bairros mais distantes. Muitos moradores dos bairros mais afastados enfrentam dificuldade de conseguir emprego em função do valor alto da passagem.

Para quem usa apenas uma passagem, também há vantagens, uma vez que se beneficiará com menor tempo de espera, com mais oferta de horários, com a possibilidade de descer do ônibus para resolver alguma questão, pegar outro e não pagar mais uma passagem, entre outros ganhos.
 
Até mesmo quem usa seu próprio transporte será beneficiado com mais fluidez no trânsito, ganhando tempo. Portanto, 

COM O INTEGRA TERÊ, TODO MUNDO GANHA.

Benefícios para o usuário

Qualquer destino do município com apenas uma passagem

Menor tempo de espera

Mais oferta de linhas

Menos engarrafamento

Mais mobilidade

Maior empregabilidade para moradores do interior

Entenda como funciona

Ao passar na catraca do primeiro ônibus será debitado o valor de uma passagem no cartão vale-transporte eletrônico. Após o débito, o validador gravará no cartão dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração de duas horas.

O usuário desce no ponto onde pretende embarcar em ônibus de outra linha. Ao entrar no segundo ônibus, o usuário passará seu cartão ao validador, que verificará as informações gravadas referentes à integração. O validador verifica se a integração é possível e libera a catraca sem debitar uma nova passagem. A integração funciona duas vezes no mesmo sentido, ou seja, o usuário pega até três ônibus pelo preço de um.

Caso não haja saldo no cartão eletrônico vale-transporte, a integração não será possível. O usuário deverá pagar sua passagem em dinheiro, utilizando o ônibus normalmente sem sistema de integração.

A opção da integração está associada ao débito de créditos armazenados em cartões. Assim, poderão usar a integração pessoas que tenham cartão. Nada muda para quem usa vale-transporte e para gratuidades, que já usam sistema de cartão eletrônico.

Como a opção da integração está associada ao débito de créditos eletrônicos, não é possível utilizar os coletivos em sistema de integração pagando a passagem em dinheiro.

Sim. Só é permitido integrar em linhas de ônibus no mesmo sentido. Caso o passageiro pegue a linha voltando, ele pagará nova passagem.

O cartão pode ser adquirido no Posto RioCard Mais Teresópolis, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea, e a recarga pode ser feita nos outros postos avançados como o da Rodoviária e o da farmácia do Shopping no Ermitage. Além disso, novos pontos de venda serão disponibilizados em breve na cidade e no interior.

LINHAS ANTIGAS X LINHAS NOVAS

Pontos de integração

Foram realizadas visitas técnicas com medição de campo para verificação da viabilidade de cada um dos pontos de integração.

Esses pontos foram escolhidos para possibilitar a convergência das linhas e retorno de algumas.

100 - Pessegueiros: BR-116, Km 68

200 - IMBIÚ: rua fernando leal, 48

ALBUQUERQUE: RJ-130, km 6 (nº5893)

300 - V. GRANDE: rj-130, km 12 Nº 12.535

400/400A - FONTE SANTA: Avelino Machado Bastos (ao lado do coreto)

500 - PONTE DO IMBUÍ: ESTRADA ADELMAR TAVARES

700 - REGIÃO DO MEUDON: Av. Melvin Jones, 289

800/900 - ALTO: Rua ALfredo rebelo filho (atrás da feirinha)

CIRCULARES

RODOVIÁRIA

Linhas alimentadoras:
Sentido IDA e VOLTA

100 - Região de Pessegueiros

100 - Região de Pessegueiros
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
100Pessegueiros x Rodoviária
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
101Parque Pessegueiros x Pessegueiros
102Santa Rita x Pessegueiros
103Andradas x Pessegueiros
104Cruzeiro x Pessegueiros
105Providência x Pessegueiros
106Vila do Pião x Pessegueiros
107Água Quente x Pessegueiros
108Brejal x Pessegueiros
100 - Região de Pessegueiros
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
100Rodoviária x Pessegueiros
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
101Pessegueiros x Parque Pessegueiros
102Pessegueiros x Santa Rita
103Pessegueiros x Andradas
104Pessegueiros x Cruzeiro
105Pessegueiros x Providência
106Pessegueiros x Vila do Pião
107Pessegueiros x Água Quente
108Pessegueiros x Brejal

200 - REGIÃO DO IMBIÚ

200 – Região do Imbiú
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
200Imbiú x Rodoviária
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
201Prates x Imbiú
202Fazenda do Badu x Imbiú
203Sebastiana x Imbiú
204Vale Alpino x Imbiú
200 – Região do Imbiú
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
200Rodoviária x Imbiú
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
201Imbiú x Prates
202Imbiú x Fazenda do Badu
203Imbiú x Sebastiana
204Imbiú x Vale Alpino

300 – Região de Vargem Grande

300 – Região de Vargem Grande
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
300Vargem Grande x Rodoviária
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
301Condomínio x Vargem Grande
302Boqueirão x Vargem Grande
303Parque das Rosas x Vargem Grande
304Serrinha x Vargem Grande
305Mottas x Vargem Grande
306Vieira x Vargem Grande
307Lucios x Vargem Grande
300 – Região de Vargem Grande
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
300Rodoviária x Vargem Grande
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
301Vargem Grande x Condomínio
302Vargem Grande x Boqueirão
303Vargem Grande x Parque das Rosas
304Vargem Grande x Serrinha
305Vargem Grande x Mottas
306Vargem Grande x Vieira
307Vargem Grande x Lucios

400/400A - Região da Fonte Santa

400/400A - Região da Fonte Santa
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
400Fonte Santa x Rodoviária (via Quinta Lebrão)
400AFonte Santa x Rodoviária (via Vale do Paraíso)
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
401Quinta Lebrão x Fonte Santa
402Fazenda Ermitage x Fonte Santa
403Tijuca x Fonte Santa
404Arrieiro x Fonte Santa
405Fischer x Fonte Santa
400/400A - Região da Fonte Santa
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
400Rodoviária x Fonte Santa (via Quinta Lebrão)
400ARodoviária x Fonte Santa (via Vale do Paraíso)
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
401Fonte Santa x Quinta Lebrão
402Fonte Santa x Fazenda Ermitage
403Fonte Santa x Tijuca
404Fonte Santa x Arrieiro
405Fonte Santa x Fischer

500 - PONTE DO IMBUÍ

500 - Ponte do Imbuí
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
500Ponte do Imbuí x Rodoviária
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
501Rua Guandu x Barra
502Jardim Pimenteiras x Barra
503Jardim Pinheiros x Barra
504Quebra Frasco x Barra
505Caleme x Ponte do Imbuí
506Cambucá x Ponte do Imbuí
507Parque Imbuí x Ponte do Imbuí
508Campo Grande x Ponte do Imbuí
509Salaco x Ponte do Imbuí
510Granja Florestal x Ponte do Imbuí
511Espanhol x Barra
512Salaquinho x Ponte do Imbuí
513Jardim Feo x Barra
500 - Ponte do Imbuí
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
500Rodoviária x Ponte do Imbuí
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
501Barra x Rua Guandu
502Barra x Jardim Pimenteiras
503Barra x Jardim Pinheiros
504Barra x Quebra Frasco
505Ponte do Imbuí x Caleme
506Ponte do Imbuí x Cambucá
507Ponte do Imbuí x Parque Imbuí
508Ponte do Imbuí x Campo Grande
509Ponte do Imbuí x Salaco
510Ponte do Imbuí x Granja Florestal
511Barra x Espanhol
512Ponte do Imbuí x Salaquinho
513Barra x Jardim Feo

700 – Região do Meudon

700 – Região do Meudon
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
700Meudon x Rodoviária
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
701Coreia x Meudon
702Dorvalino x Meudon
703Rua G x Meudon
704Vale da Revolta x Meudon
705Jardim Meudon x Meudon
700 – Região do Meudon
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
700Rodoviária x Meudon
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
701Meudon x Coreia
702Meudon x Dorvalino
703Meudon x Rua G
704Meudon x Vale da Revolta
705Meudon x Jardim Meudon

800/900 – Região do Alto

800 – Região do Alto
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido IDA)
800Alto x Várzea
900Alto x Rodoviária (via São Pedro)
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido IDA)
801Fátima x Alto
80240 Casas x Alto
803Comary x Alto
804Soberbo x Alto
805Pedreira x Alto
806Granja Guarani x Alto
807Parque Ingá x Alto
808Cascata dos Amores x Alto
901Granja Primor x São Pedro
902Pimentel x São Pedro
903Morro do Perpétuo x São Pedro
904Bairro dos Funcionários x São Pedro
905Fileuterpe x São Pedro
800 – Região do Alto
TRONCAL: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
800Várzea x Alto
900Rodoviária x Alto (via São Pedro)
  
ALIMENTADORAS: 
NúmeroVista (sentido VOLTA)
801Alto x Fátima
802Alto x 40 Casas
803Alto x Comary
804Alto x Soberbo
805Alto x Pedreira
806Alto x Granja Guarani
807Alto x Parque Ingá
808Alto x Cascata dos Amores
901São Pedro x Granja Primor
902São Pedro x Pimentel
903São Pedro x Morro do Perpétuo
904São Pedro x Bairro dos Funcionários
905São Pedro x Fileuterpe

Circulares

Circulares
Circulares 
C1Bairro dos Artistas - Castelinho
C2Parque São Luiz - Morro dos Pinheiros
C3Fazendinha / Morro do Tiro - Rodoviária
C4Beira Linha - Rodoviária
C5Agriões / Taumaturgo – Rodoviária
C6Jardim Serrano / Corta Vento – Rodoviária
C7Vila Muqui / Paineiras – Barra
C8Panorama – Barra (linha planejada para fase futura de expansão do sistema)

Exemplos de redução de tempo de espera do passageiro

Intervalo Médio (hora pico)

Exemplos de redução de tempo de espera do passageiro
REGIÃOORIGEM/DESTINOCENÁRIO ATUALCENÁRIO COM A RACIONALIZAÇÃOGANHO PARA O PASSAGEIRO
ALTO
ALTO » JD. PIMENTEIRAS
25 MIN
10 MIN
REDUÇÃO DE 60% NO TEMPO DE ESPERA
BARRA
CALEME » ALTO
40 MIN
15 MIN
REDUÇÃO DE 63% NO TEMPO DE ESPERA
MEUDON
MEUDON » BARRA (R. GUANDÚ)
40 MIN
15 MIN
REDUÇÃO DE 63% NO TEMPO DE ESPERA
MEUDON
JD. MEUDON » FISCHER
120 MIN
25 MIN
REDUÇÃO DE 79% NO TEMPO DE ESPERA
IMBIÚ
VALE ALPINO » RODOVIÁRIA
100 MIN
40 MIN
REDUÇÃO DE 60% NO TEMPO DE ESPERA
VARGEM GRANDE
VARGEM GRANDE » RODOVIÁRIA
60 MIN
35 MIN
REDUÇÃO DE 42% NO TEMPO DE ESPERA
Região Origem/Destino Cenário Atual Cenário com a Racionalização Ganho para o passageiro
Alto
Alto » Jd. Pimenteiras
25 min
10 min
Redução de 60% no tempo de espera
Barra
Caleme » Alto
40 min
15 min
Redução de 63% no tempo de espera
Meudon
Meudon » Barra (R. Guandú)
40 min
15 min
Redução de 63% no tempo de espera
Meudon
Jd. Meudon » Fischer
120 min
25 min
Redução de 79% no tempo de espera
Imbiú
Vale Alpino » Rodoviária
100 min
40 min
Redução de 60% no tempo de espera
Vargem Grande
Vargem Grande » Rodoviária
60 min
35 min
Redução de 42% no tempo de espera

Quantitativo de viagens com a Racionalização

Possibilidade de integrar na Rodoviária
para outras regiões sem pagar outra passagem.

O passageiro tem mais viagens na hora pico e ainda pode pegar outra linha para outra região
sem pagar outra passagem. Maior frequência nos pontos iniciais/finais e nos pontos de integração.

PARTIDAS NA HORA PICO (DAS 07H ÀS 08H)

Quantitativo de viagens com a Racionalização
REGIÃOORIGEM/DESTINOCENÁRIO ATUALCENÁRIO COM A RACIONALIZAÇÃOGANHO PARA O PASSAGEIRO
ALTO
ALTO » JD. PIMENTEIRAS
2 VIAGENS
6 VIAGENS
4 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
BARRA
CALEME » ALTO
2 VIAGENS
4 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
MEUDON
MEUDON » BARRA (R. GUANDÚ)
2 VIAGENS
4 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
MEUDON
JD. MEUDON » FISCHER
1 VIAGEM
3 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
Região Origem/Destino Cenário Atual Cenário com a Racionalização Ganho para o passageiro
Alto
Alto » Jd. Pimenteiras
2 VIAGENS
6 VIAGENS
4 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
Barra
Caleme » Alto
2 VIAGENS
4 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
Meudon
Meudon » Barra (R. Guandú)
2 VIAGENS
4 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO
Meudon
Jd. Meudon » Fischer
1 VIAGEM
3 VIAGENS
2 VIAGENS A MAIS NA HORA PICO

DADOS ESTIMADOS CONSIDERANDO INTEGRALIDADE DO PROJETO Fonte: FETRANSPOR

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