Fake News

Não se deixe enganar. Não divulgue notícia falsa (FAKE NEWS)

VERIFIQUE A FONTE

Consulte as informações do site, sua missão, demais publicações e contatos.

LEIA MAIS DO QUE O TÍTULO

Títulos podem ser sensacionalistas apenas para obter cliques. Mas, será que a matéria tem conteúdo?

VERIFIQUE O AUTOR

Faça uma buscara para ver se o autor existe. ele é uma pessoa de credibilidade? Qual o interesse em divulgar a informação falsa?

EXISTEM OUTRAS FONTES?

Verifique se os links apontados como complemento da notícia são reais e se outras fontes de credibilidade estão repercutindo o fato.

CHEQUE A DATA DA PUBLICAÇÃO

Em muitos casos, a notícia falsa já é antiga e está sendo postada novamente.

EXISTEM OUTRAS FONTES?

Verifique se os links apontados como complemento da notícia são reais e se outras fontes de credibilidade estão repercutindo o fato.

CHEQUE A DATA DA PUBLICAÇÃO

Em muitos casos, a notícia falsa já é antiga e está sendo postada novamente.

ANALISE SUAS TENDÊNCIAS

Repare se suas crianças não podem estar afetando o seu julgamento do que é fake news.

CONSULTE OS ESPECIALISTAS

Confirme a informação nos sites de fact-checking, com experts no tema ou fontes de notícias de credibilidade.

PODE SER UMA PIADA?

Manchetes muito chamativas podem ser apenas sátiras. Pesquise o site e o autor para ter certeza.

Dicas importantes

ATENÇÃO À URL

Se a URL (endereço do site) for muito semelhante à de outro site grande, ou com um nome informal demais, pode ser um site de fake news.

UTILIZE O GOOGLE NOTÍCIAS

O próprio Google oferece uma ferramenta para identificar fake news em seu motor de busca. Ao detectar uma notícia que parece suspeita ou extrema, acesse o Google e digite a chamada na barra de busca. Após os resultados aparecerem, clique em Notícias e confira quais outras publicações também reproduziram a novidade, utilizando também algumas das técnicas que ensinamos nos itens anteriores.

CHEQUE POR ERROS DE FORMATAÇÃO OU ORTOGRAFIA RELEVANTES

Mas, como muitos sites de notícias falsas não são comandados por pessoas profissionais, fique de olho ao design do site e até mesmo à ortografia na matéria. Erros pequenos são comuns mesmo nas publicações mais relevantes, mas quando erros grotescos são o padrão de um site ou seu layout não inspira confiança é bastante possível que esteja lidando com fake news.

Serviços Que Combatem Fake News

Outras entidades também se dedicam à batalha contra as fake news (notícias falsas) e têm suas próprias listas.

AOS FATOS (AOSFATOS.ORG)

Agência que verifica vídeos, correntes e memes que circulam na internet.

E-FARSAS.COM

Criado em 2002, o blog foi um dos primeiros a desmentir boatos no Brasil.

B.S. DETECTOR (BSDETECTOR.TECH)

Plug-in de navegador que analisa a veracidade e classifica o site acessado.

VAZA, FALSIANE (VAZAFALSIANE.COM)

Curso online, gratuito e interativo sobre notícias falsas.

Fontes: Sites G1, Harvard Summer School, IFLA, Nova Escola, First Draft e Vaza, Falsiane.

Estes selos indicam se a notícia é falsa ou verdadeira.

Regulamento

O TERESÓPOLIS SEM FAKE NEWS é um canal da Prefeitura da Cidade de Teresópolis para recebimento e envio de mensagens instantâneas (via WhatsApp) com o objetivo de combater as chamadas “Fake News” sobre ações da gestão municipal e fatos ocorridos no município, que envolvam o Poder Público.

AQUI VOCÊ ENCONTRA A VERDADE A RESPEITO DE INFORMAÇÕES SOBRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

O brasileiro é o mais preocupado em conseguir separar notícias falsas (Fake News) de verdadeiras. Foi o que mostrou uma pesquisa da rede de TV Britânica BBC. A mostra realizada com 16 mil pessoas de 18 países, revelou que 92% dos entrevistados no Brasil tinham receio de serem enganados por notícias mentirosas.

“Fake News é uma expressão em inglês que significa notícias falsas. Esse tipo de informação tem ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas, com a popularização das redes sociais e de aplicativos de mensagens.”

A organização global International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), que representa os interesses dos serviços de informações e seus usuários em mais de 140 países, resumiu em oito passos os cuidados básicos para avaliar se uma notícia é fato ou fake – e estimula a todos a compartilhar, imprimir e divulgar estas diretrizes. A meta da entidade é promover e defender cada vez mais o pensamento crítico, considerado uma habilidade essencial para navegar na sociedade da informação.

“As pessoas compartilham conteúdos com amigos e familiares sem saber se aquilo é verdade. Mas o que para uns pode ser uma brincadeira. pode ter um impacto negativo sério, sobretudo na administração pública. E tem muita gente que faz das fake news seu meio de vida, que recebe para atacar reputações e criar o caos, sem se importar com as pessoas.”

Se você está preocupado com as mentiras compartilhadas nas redes sociais, e não quer ser responsável pela propagação de notícias falsas, veja como identificar uma fake news e poder alertar mais pessoas. Veja abaixo como identificá-las: