Serra Verde Imperial se une para impulsionar turismo sustentável e tecnológico

No momento, você está visualizando Serra Verde Imperial se une para impulsionar turismo sustentável e tecnológico
Compartilhar:

II Encontro Regional de Turismo em Nova Friburgo destaca integração entre municípios e estratégias para fortalecer o setor na Região Serrana

Nos dias 9 e 10 de abril, Nova Friburgo sediou o II Encontro Regional de Turismo, reunindo representantes dos cinco municípios que compõem a Serra Verde Imperial — Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu — para discutir estratégias de desenvolvimento turístico integrado, sustentável e inovador.

Durante os dois dias de programação, temas essenciais para o desenvolvimento turístico foram debatidos, com destaque para a construção de roteiros integrados entre as cidades da Serra Verde Imperial — como Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu — visando oferecer experiências mais completas e atrativas aos visitantes.

No primeiro dia (09), o evento contou com palestras voltadas à inovação e tecnologia no turismo, com participações do INOVAFRI e do SEBRAE. O enoturismo também foi destaque, em uma apresentação da especialista Juliana Rocha, da Ecoplay. A cerimônia oficial de abertura marcou o encerramento do dia.

Já na quinta-feira (10), data de encerramento do encontro, os debates se aprofundaram na importância do planejamento de longo prazo para o setor, com a palestra do especialista Carlos Lidizia. A Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-RJ) também esteve presente com duas participações relevantes: Nilo Felix, Subsecretário de Turismo, falou sobre as ações promocionais do estado, e Valéria Lima, diretora de Gestão e Desenvolvimento, abordou a importância das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para o fortalecimento da integração entre os municípios.

A sustentabilidade também esteve no centro das discussões, reforçando a necessidade de promover o crescimento turístico com responsabilidade ambiental e respeito à cultura local. Um espaço expositivo permitiu aos participantes apresentarem seus atrativos turísticos, produtos e serviços, contribuindo para valorizar a identidade da região como destino rico em diversidade e experiências autênticas.

Teresópolis marcou presença no encontro por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que reforçou seu compromisso com a construção coletiva de uma Serra Verde Imperial cada vez mais forte e integrada. A participação da cidade foi considerada estratégica, tanto pela sua importância histórica quanto pelo potencial turístico.

“O Encontro Regional é uma oportunidade dos destinos turísticos dos municípios da região da Serra Verde Imperial se reunirem e mostrarem sua grandeza, sua beleza, os planejamentos que têm pra região. E a participação da Secretaria de Turismo de Teresópolis é primordial porque Teresópolis, com grandes atrativos, participando da história do nosso Brasil junto com Petrópolis, com Nova Friburgo, Guapi e Cachoeiras de Macacu, fazem toda a diferença na Serra, onde a gente quer que o Brasil inteiro reconheça que a Serra Verde Imperial é um destaque, é um charme, e a gente pode dizer que ela é a Serra mais bonita do Brasil”, afirmou Edson Biá, presidente da Serra Verde Imperial.

Além das palestras e debates, o encontro se mostrou um importante espaço de networking entre representantes públicos, empresários do turismo, agências, produtores locais e outros profissionais do setor. O II Encontro Regional de Turismo reforçou o potencial da Serra Verde Imperial como um destino em crescimento e evidenciou o empenho coletivo para tornar a região ainda mais competitiva, sustentável e inovadora.

Fotos: Lara Benevenuti