Seminário Estadual de Pessoas em Situação de Violência tem participação de equipe de Teresópolis

Seminário Estadual de Pessoas em Situação de Violência tem participação de equipe de Teresópolis

Com o tema ‘Qualificando o atendimento e aprimorando a notificação compulsória na Rede Estadual de Saúde’, o Seminário Estadual de Pessoas em Situação de Violência contou com a participação de equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), da Subsecretaria de Atenção Básica à Saúde de Teresópolis.

Realizado na sede da Secretaria de Estado de Saúde, no Rio de Janeiro, o evento debateu diversas situações de violência a qual a população está exposta, principalmente alguns grupos mais vulneráveis, como população de rua em uso de drogas ou não, refugiados, população LGBT, mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

Mediante esse cenário, os participantes aprovaram a implantação de um Núcleo de Violência com o uso do EVISU, único aplicativo no mundo desenvolvido exclusivamente para o enfrentamento à violência sexual contra mulheres e dirigido, especificamente, a profissionais, gestores, professores, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Direitos Humanos e outras que atuem com esse tema.

Considerando o fenômeno violência como um todo, foi abordada a importância ímpar da notificação compulsória como instrumento que subsidia ações de enfretamento a essa realidade. Para que essa notificação seja feita de forma oportuna e com qualidade, discutiu-se a importância do acolhimento e a classificação de risco, de forma sensível, às pessoas vítimas de violência, dando a elas o acesso humanizado a todo sistema de saúde.

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: