Vigilância, orientação e apoio à população mais vulnerável: Desenvolvimento Social e 30º BPM estabelecem protocolo de atendimento para rondas noturnas

Você está visualizando atualmente Vigilância, orientação e apoio à população mais vulnerável: Desenvolvimento Social e 30º BPM estabelecem protocolo de atendimento para rondas noturnas
Compartilhar:

Em visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis (SMDS), na tarde de sexta-feira, 10 de março, o subcomandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Marcelo Luís Mello Oliveira, esteve reunido com a secretária Eliane de Moraes Leite. Na pauta, a ronda noturna da cidade, com foco nos casos de menores e Pessoas em Situação de Rua (PSR) em possível situação de delito, como a venda e uso de drogas. A coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SMDS, Karla Ribeiro, também esteve presente na reunião.

Um dos propósitos da reunião foi a coordenação da abordagem e encaminhamento desses menores entre a polícia, o CREAS e o Conselho Tutelar. “Tanto nossa equipe quanto a polícia conhecem os pontos vulneráveis da cidade. Nossa intenção é agir de maneira integrada e seguindo estritamente os passos recomendados pela lei, para tentar resgatar esses menores do crime”, comentou a secretária. “Esse trabalho conjunto com a Polícia Militar não pode parar. Da nossa parte, tentamos acompanhar essas pessoas que estão no desvio, criamos vínculos com elas. Estamos reestruturando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a Abordagem Social, com pedagogos, psicólogos, orientadores pedagógicos, fazendo um treinamento constante para a abordagem”, completou.

Um dos problemas levantados por Karla Ribeiro foi a possível “subnotificação” de casos como os de injúria racial, violência de gênero e intolerância religiosa. “Muitas vezes a pessoa não presta queixa, o que impossibilita a identificação imediata do problema para a abordagem. Esse é um trabalho que precisa ser intensificado”, afirmou Karla. Após a reunião, ficou combinado um novo encontro, para aperfeiçoar cada vez mais os protocolos de atuação conjunta.

Foto: Divulgação