Secretaria de Obras realiza reformas em espaços públicos

Durante o ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas executou vários trabalhos de reforma, manutenção e serviços emergenciais em espaços públicos como escolas e postos de saúde. A instalação da passarela para uso dos ciclistas e corredores na ciclofaixa, na Reta, também foi feita por funcionários da pasta, assim como a reforma das instalações do Cemusa, do ginásio Pedrão e a conservação do Pórtico de Entrada da cidade, no Soberbo. Além disso, pontos de ônibus receberam ações de manutenção, entre outras atividades.

“Diante da calamidade financeira que encontramos, ainda assim, conseguimos executar várias obras de reforma, manutenção e serviços emergenciais. Mesmo com as dificuldades, graças ao empenho dos funcionários e o apoio do prefeito Mario Tricano, foi possível a realização das ações”, avaliou a secretária de Obras e de Fiscalização de Obras Públicas, Claudia Bertoche.

A secretária destacou que em setembro foi finalizada a obra de contenção na Escola Municipal Manoel Alves Moreira, no Corta Vento. Além disso, foram iniciadas neste mês de dezembro outras quatro obras. São elas: Ciep Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, e nas escolas municipais Belkis Frony Morgado, em São Pedro, Profª Neidy Angélica, em Vargem Grande (3º Distrito) e Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião (2º Distrito).

As unidades de ensino Governador Portella, no bairro dos Pinheiros; Estado de Israel, no Jardim Salaco; Paulo Freire, no Vale do Paraíso; Wenceslau Brás, em Albuquerque; Albino Teixeira da Rocha, em Providência (2º Distrito); e Sizenando Adolfo Tayt-Sohn, em Mottas (3º Distrito) também receberam benfeitorias realizadas pela pasta de Obras Públicas.

Na área da saúde, o Cemusa, no bairro de São Pedro, passou por reforma geral do 1º ao 3º piso, onde funciona o serviço de Odontologia. O espaço recebeu ainda a instalação da Clínica da Criança, no 1º andar, e da Clínica da Mulher, no 2º piso. Trabalhos de manutenção também foram feitos no PSF da Beira Linha e na Unidade Básica de Saúde de Bonsucesso (3º Distrito).

A repaginação da Reta, com remodelação das jardineiras do canteiro central, a renovação da iluminação pública e a implantação da ciclofaixa, está entre as atividades da Secretaria de Obras. As ações foram feitas de acordo com estudo da Secretaria, levando-se em consideração a segurança de pedestres, ciclistas, corredores e de motoristas.

Serviços de conservação foram executados ainda no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso e no Parque de Exposições, em Albuquerque.

Fotos: Secretaria de Obras