Secretaria Municipal de Educação sorteia 502 vagas para creches municipais

Lista das unidades escolares onde os alunos  vão estudar será divulgada no dia 20 de janeiro

Transmitido ao vivo através do Facebook da Prefeitura nesta quarta-feira, 18, o sorteio de 50% das vagas de creches municipais, disponibilizadas para as crianças que moram próximo das unidades escolares, como determinado pela Lei Municipal 3.785/2019.

Das 989 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2020, 502 foram sorteadas para turmas de berçário, maternal e jardim das creches municipais e conveniadas.

As 487 vagas restantes foram preenchidas de acordo com os critérios de concessão definidas pela referida lei: mãe trabalhadora, situação de risco, necessidades especiais, mães adolescentes, programas sociais e baixa renda.

No dia 20 de janeiro, o Setor de Estatísticas e Matrículas da Secretaria de Educação divulgará a lista das unidades escolares onde os alunos vão estudar. A relação poderá ser consultada na própria secretaria, localizada na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões.

“A Secretaria de Educação tomou todas as providências para cumprir a lei, que foi aprovada no final do mês de setembro, ampliando o direito dos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino de estudarem mais perto de onde moram”, relatou Rosana Mendes, secretária de Educação.

Ela destacou que a secretaria já cumpria a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e também do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determinam a matrícula dos alunos de preferência na unidade escolar mais próxima de onde residem. “Isso era feito de acordo com a disponibilidade de vagas existentes na rede”, lembrou Rosana Mendes.

Sorteio e fiscalização

O sorteio foi feito por Comissão Própria da Secretaria de Educação, com o número do protocolo entregue aos pais e responsáveis no ato da pré-matrícula, realizada nos meses de outubro (zona urbana) e novembro (zona rural).

A Comissão foi criada para fiscalizar, acompanhar e analisar os critérios de classificação e é formada por representantes das secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, dos Conselhos Tutelares 1 e 2, do Ministério Público Estadual e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

A Lei Municipal 3.785/2019 criou nove polos para a alocação dos alunos, abrangendo os bairros mais próximos das unidades escolares.

Confira o resultado do sorteio clicando aqui