Secretaria Municipal de Educação sorteia 502 vagas para creches municipais

Compartilhar:

Lista das unidades escolares onde os alunos  vão estudar será divulgada no dia 20 de janeiro 

 Transmitido ao vivo através do Facebook da Prefeitura nesta quarta-feira, 18, o sorteio de 50% das vagas de creches municipais, disponibilizadas para as crianças que moram próximo das unidades escolares, como determinado pela Lei Municipal 3.785/2019.

Das 989 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2020, 502 foram sorteadas para turmas de berçário, maternal e jardim das creches municipais e conveniadas.

As 487 vagas restantes foram preenchidas de acordo com os critérios de concessão definidas pela referida lei: mãe trabalhadora, situação de risco, necessidades especiais, mães adolescentes, programas sociais e baixa renda.

No dia 20 de janeiro, o Setor de Estatísticas e Matrículas da Secretaria de Educação divulgará a lista das unidades escolares onde os alunos vão estudar. A relação poderá ser consultada na própria secretaria, localizada na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões.

“A Secretaria de Educação tomou todas as providências para cumprir a lei, que foi aprovada no final do mês de setembro, ampliando o direito dos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino de estudarem mais perto de onde moram”, relatou Rosana Mendes, secretária de Educação.

Ela destacou que a secretaria já cumpria a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e também do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determinam a matrícula dos alunos de preferência na unidade escolar mais próxima de onde residem. “Isso era feito de acordo com a disponibilidade de vagas existentes na rede”, lembrou Rosana Mendes.

Sorteio e fiscalização

O sorteio foi feito por Comissão Própria da Secretaria de Educação, com o número do protocolo entregue aos pais e responsáveis no ato da pré-matrícula, realizada nos meses de outubro (zona urbana) e novembro (zona rural).

A Comissão foi criada para fiscalizar, acompanhar e analisar os critérios de classificação e é formada por representantes das secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, dos Conselhos Tutelares 1 e 2, do Ministério Público Estadual e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

A Lei Municipal 3.785/2019 criou nove polos para a alocação dos alunos, abrangendo os bairros mais próximos das unidades escolares.

Confira o resultado do sorteio clicando aqui