Secretaria de Urbanismo ouve demandas de engenheiros e arquitetos e mostra as ações para agilizar o atendimento em Teresópolis

No momento, você está visualizando Secretaria de Urbanismo ouve demandas de engenheiros e arquitetos e mostra as ações para agilizar o atendimento em Teresópolis
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de fevereiro de 2025
  • Categoria do post:Urbanismo
Compartilhar:

Em reunião nesta quarta-feira, 12/02, a secretária municipal de Urbanismo, Andrea Miguens Guarilha, recebeu um grupo de engenheiros e arquitetos, apresentou a sua equipe técnica e ouviu as principais demandas da classe. O objetivo foi ouvir sugestões e apresentar propostas para tornar mais ágil a tramitação e a liberação de projetos relacionados à construção civil na cidade.

“Fizemos um levantamento para identificar as situações que tornam mais demorado o fluxo dos processos recebidos e alteramos alguns trâmites para agilizar a liberação dos licenciamentos. Aumentamos o pessoal de atendimento, com plantão diário de engenheiro civil, e reforçamos a equipe de arquitetos. Estamos de portas abertas para dialogar com os profissionais, ouvir suas sugestões e simplificar nossas rotinas”, garantiu a secretária Andrea Miguens, que é arquiteta e servidora pública aposentada da Prefeitura de Teresópolis.

Encontra-se em estudo a elaboração de uma cartilha com a legislação referente ao licenciamento de obras e empreendimentos imobiliários. “O objetivo é padronizar procedimentos e aprimorar a análise técnica dos projetos. Também vamos treinar a equipe técnica para melhorar a prestação de nossos serviços à população”, relatou o subsecretário de Urbanismo, Marcelo Resende.

Participaram da reunião profissionais integrantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), da Diretoria de Arquitetura, Engenharia e Construção da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), da Comissão de Direito Registral e Notarial da OAB Teresópolis, do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresópolis (SINDUSCON) e do Conselho Municipal da Cidade de Teresópolis.

Encontro aprovado : Para os participantes, o encontro foi bastante produtivo. “A secretaria tomou uma nova forma, tive um resultado muito positivo neste primeiro mês de governo. A oportunidade de falar com a secretária e equipe vai gerar bons frutos para a melhoria contínua da secretaria”, opinou o engenheiro civil Bruno Medeiros, da empresa BENG Empreendimentos.

A abertura de diálogo foi destacada pela arquiteta Mariana de Moraes. “Ficamos à vontade para trazer problemas e alinhar ações, numa parceria entre quem trabalha no mercado e o poder público. Temos um bom caminho para traçar e o que pudermos fazer juntos, para desenvolver melhor o nosso município, será um grande ganho para todos”, pontuou ela, que faz parte da Diretoria de Arquitetura, Engenharia e Construção da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis.

Presidente da Comissão de Direito Registral e Notarial da OAB Teresópolis, Guilherme Paim considerou a reunião produtiva. “As incorporadoras e construtoras passavam por uma série de situações que acabavam trazendo uma morosidade para aprovar um projeto, e o município tem um déficit habitacional a ser suprido. Adequar e melhorar procedimentos, dando mais celeridade, é muito importante para a cidade”, concluiu o advogado.

Fotos: Jonathan Martins