Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária amplia ofertas de emprego em Teresópolis

A oferta de vagas de trabalho em Teresópolis mais que dobrou na comparação entre os primeiros meses de 2018 e de 2019. Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, coordenadora do SINE no município.

Os números mostram que em janeiro de 2018 foram captadas 45 vagas nas empresas do município. Em janeiro de 2019 esse número pulou para 128 vagas colocadas à disposição das pessoas que buscavam empregos na cidade. Quase três vezes mais. Em fevereiro de 2018 foram ofertadas 60 vagas de trabalho. Em fevereiro deste ano, 142 vagas foram ofertadas.

O setor que mais empregou foi o Comércio, com 40% da vagas; seguido por Indústria e Serviços, com 30% cada.

“Estes números mostram que estamos no rumo certo, garantindo mais oportunidades para as pessoas que buscam um emprego em Teresópolis. Estamos aproximando o SINE da população, oferecendo novos serviços e melhorando a integração com setor privado”, diz o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg.

Mudanças

Esses resultados se devem às melhorias implantadas no SINE, como a busca permanente de captação de vagas, através de incentivos aos empresários da cidade para cadastrarem as ofertas de emprego no banco de dados do órgão; a criação da sala de uma sala de entrevistas para o empregador realizar o processo seletivo; e, a triagem de currículos para agilizar os processos de seleção e recrutamento.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária também prioriza o atendimento a idosos e Pessoas com deficiência, mantendo o espaço acessível e um profissional especializado em libras.

Também recebem atenção especial os encaminhamentos recebidos pelos serviços públicos na área da Assistência Social (através dos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS e Conselho Tutelar), Poder Judiciário e demais órgãos públicos. Todos esses encaminhamentos recebem um atendimento sem a necessidade de agendamento.

Outro grande avanço foi a estruturação de um banco de currículos para jovens aprendizes e 1º emprego, além de capacitação permanente para a qualificação de mão-de-obra através de parcerias com diversos órgãos e Estabelecimentos de Ensino. Um deles, a Caravana do Trabalho em parceria com a UNIRIO que capacitou cerca de 300 pessoas para o mercado de trabalho.

Todas as vagas de emprego disponíveis são divulgadas nos canais oficiais do município (portal oficial e redes sociais), além da listagem publicada diariamente no hall de atendimento do Centro administrativo Municipal, onde funcionam os serviços.

O Sine funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 08h30 às 12h e das 13 às 17h no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, Av. Lúcio Meira, 375, Sala 104, (Antigo Fórum, no centro).